RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A decadência de um Calçadão












Com o fim dos tradicionais Ôba Sucos e Bella Italia (a grafia não era bem essa, mas desde que o restaurante não existe mais, melhor nem lembrar o exotismo do nome), já são seis lojas fechadas no Calçadão de Campos Elíseos.

Como a área não é assim tão grande, o número assusta, principalmente porque não há culpados imediatos pela crise que atinge o principal centro comercial da cidade. Pelo menos, até a abertura do shopping PátioMix, que acontecerá no próximo dia 17 (sim, a inauguração foi adiada a pedido dos lojistas).

Já sabemos que a antiga loja do Ôba Sucos vai abrigar a ampliação do Eraldo Magazine e logo será reaberta. Mas e as outras? Sabemos também que a prefeitura deverá reformar o Calçadão nos próximos meses, uma reivindicação antiga dos comerciantes e da população. Mas será que um novo Calçadão irá atrair novos consumidores?

Para que isso aconteça o comércio tradicional da área também precisa de uma boa reforma. Precisa oferecer mais variedade e melhores instalações ao consumidor, se quiser concorrer com o conforto, a praticidade e a segurança dos shoppings.

A fórmula do sucesso é bem conhecida: facilidade de estacionamento, bancos (para sentar), boa iluminação, policiamento e limpeza constantes e, claro, lojas atrativas e diversificadas.

Revitalizar uma área urbana não é tarefa fácil. Para dar certo, é necessário que o investimento público atraia o capital privado. Quando isso não acontece, o resultado pode ser, por exemplo, a área da praça da Matriz, que foi toda remodelada, mas ainda não conquistou novos comerciantes ou frequentadores.

Nota do RA: A inspiração para essa matéria veio dos comentários publicados no post abaixo.

Publicado no Resende Afora.

Share

6 Comments:

At 3/6/11 13:51, Anonymous Vinícius said...

Boa tarde

Olha Otacilio, a revitalização do Calçadão deve ser muito boa, porque a cidade vai ter praticamente 2 novos shoppings (resende shopping expansão e PatioMix Shopping) e a dificuldade de se estacionar, segurança e outros itens, farão a decadencia desse lugar... esperamos que não né... Mas q a reforma vai ter q ser boa, isso vai...

É bom ver como vc esta atento com as mudanças, quase não percebidas pelos moradores...

 
At 3/6/11 19:56, Anonymous Anônimo said...

É a decadência... da serie de fotos, tiradas as 10.30hr., apenas 6 pessoas estão no no enquadramento, sendo que destas seis, somente 3 são pedestre.

 
At 3/6/11 19:59, Anonymous Sandro said...

A PMR não disse que aquela rua do Calçadão ia acabar?

Alguns bancos ali do calçadão estão cheios de coco de pombo, especialmente aquele em frente a Pacheco.

 
At 4/6/11 07:20, Anonymous Anônimo said...

Otacílio,

Concordo com tudo o que você escreveu no seu post.
Por não ser área residencial, bem que o calçadão poderia ter uma vocação de polo gastronômico, mas sem aquelas músicas altas.

Abraços,

Weber

 
At 5/6/11 09:21, Anonymous Anônimo said...

Aquele cara do chaveiro é o grande culpado pela infestação de pombos no calçadão......a Defesa civil e/ou a Vigilância Sanitária deveria tomar providências......

 
At 5/6/11 12:01, Anonymous Anônimo said...

Há também o pipoqueiro que joga o óleo de cozinha usado em pleno bueiro.
Guarda Municipal de Resende só quer saber mesmo de ficar procurando multar carro, desorganizar o trânsito e mexer com as mulheres que passam nas calçadas.

 

Postar um comentário

<< Home