RA completa 13 anos no AR

domingo, 22 de maio de 2011

Novo nome para avenida continua na mídia

Depois que o Resende Afora publicou a matéria "Um novo nome para a avenida Nova Resende", no dia 25 de abril, dois jornais da região já noticiaram a polêmica em torno do assunto, que esquentou de vez quando outro nome - o do Pastor Genecy Jardim Farizel, Ministro da Igreja Batista, falecido em 2010 - foi sugerido oficialmente para "concorrer" com o do comerciante e poeta Elias Atta, falecido em 2007.


Beira-Rio

Na edição do dia 6 de maio (que ficou nas bancas até o dia 12) o jornal Beira-Rio publicou matéria de capa com o título "Polêmica para batizar calçadão". Hoje (domingo, 22) foi a vez do Diário do Vale abordar o tema em matéria interna de meia página.


Diário do Vale

Os dois jornais destacam a disputa entre os vereadores Luiz Fernando Pedra (que sugeriu, no início de abril, o nome de Elias Atta para a avenida Nova Resende) e Jeremias Casemiro (o Mirim), que apresentou um Projeto de Lei (no dia 3 de maio) para batizar o novo calçadão da avenida de "Pastor Genecy Jardim Farizel".

Para resolver esse imbróglio, o Resende Afora propõe a seguinte solução:


Isso porque quem deve - ou deveria - dar a palavra final sobre qualquer mudança que afete, de alguma forma, a vida de uma comunidade são os membros dessa comunidade. Afinal, eles sofrerão as consequências - diretas ou indiretas, positivas ou negativas - da troca de nome de uma de suas principais vias.

Depois, o resultado do plebiscito poderá ser encaminhado à Câmara dos Vereadores para servir de base, dependendo do resultado da votação, ao Projeto de Lei que irá determinar a mudança do nome da avenida ou o batismo do novo calçadão.

Publicado no Resende Afora.

Share

9 Comments:

At 23/5/11 11:46, Blogger Celso Dutra said...

Caro Otacílio,

Se eu pudesse sugerir algo ao prefeito, modéstia à parte, diria para, tal qual Salomão, deixar essa questão, por hora, de lado.

Expor as famílias com esse assunto é manchar com disputas pequenas a memória de pessoas que precisa ser preservada.

O componente político eleitoral, infelizmente, é um componente que está presente. E isso, de alguma maneira, iria deixar mágoas e cicatrizes.

Acho melhor deixar o nome como está: Avenida Nova Resende. Isso em nome do bom senso e para evitar-se desavenças onde não deve existir.

O mundo já vive uma era de egocentrismo muito grande. Devemos deixar de lado essa cultura do confronto por conta de 'boas intenções'.

 
At 23/5/11 12:49, Anonymous Anônimo said...

Considerações:

1 - Qualquer que seja o nome escolhido não será justo para com outro e de vários outros finados que também amaram e fizeram muito por Resende. Até o próprio Aarão que foi genial ao abrir essa larga avenida desapropriando várias propriedades. Se não fosse ele não a teríamos.

2 - Resende não ganha absolutamente nada mundado o nome dessa avenida para o nome de um desses senhores.

3 - Por mais importante que tenha sido um filho seu, não é merecedor da honra de batizar sua mais charmosa avenida.

4 - A av. Atlântica, mais charmosa do Rio de Janeiro, nunca teve seu nome mudado para nenhum dos cariocas ilustres, e são vários. Ela seria bem menos charmosa caso se chamasse Avenida Barata Ribeiro!

5 - O nome "Nova Resende" é interessante, evoca o desenvolvimento que vive nossa cidade, chama a atenção para o local, mas não combina mais com essa avenida e sim com a avenida do acesso oeste, que está sendo pavimentada, é grande, nova, retrata uma nova Resende que nasce naquela região, evoca muito bem nosso crescimento e mostra a nova cidade que estamos nos tranformado.

6 - Quanto a atual Nova Resende, sugiro um nome charmoso que evoque sua beleza, que agregue valor, que seja "marketoso", que deixe claro que dela tem-se uma linda vista para todos os lados, sugiro: "Avenida Bela Vista" ou algo parecido. Seria a nossa "orla", a nossa av. Atlântica.

7 - Elias e Genecy, merecem homenagens, mas não nessa avenida. Nome de homens devem ser postos em avenidas sem apelo, como a rua Gulhot Rodrigues.

8 - Além do mais, geralmente ninguém sabe quem foi o cidadão que empresta seu nome a uma rua ou avenida, pergunte para qualquer transeunte do calçadão quem foi Albino de Almeida.

9 - Pensem com carinho, amo Resende, quero o melhor para ela, o interesse comum é melhor que o interessa da familia A ou B.

Grato.

 
At 24/5/11 16:24, Blogger Acacio said...

Concordo com a opinião do nosso amigo Anonimo.Se eu fosse resendense opinaria dessa forma. Nome de pessoas queridas, guardamos em nossos corações, pois, conhecidas, merecem ser recordadas por nós.

 
At 25/5/11 11:52, Blogger Celso Dutra said...

Grande Mestre Acácio,

Dei o seu nome para uma avenida bem arborizada e tranquila em uma das ruas da minha vida. Tenho-o como um grande e dileto amigo e eu não poderia deixá-lo sem essa homenagem.

Ah...o grande Otacílio é nome de uma bela e singela praça.

 
At 25/5/11 12:01, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Pô, grande CD, gostei muito dessa singela homenagem!!

 
At 26/5/11 17:39, Anonymous Cacá Schneider said...

Continuo insistindo no nome referencial de Av. Beira Rio....
O nome atual: Av. Nova Resende não traduz nada.

 
At 26/5/11 23:16, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Sem falar, grande Cacá, que Nova Resende é nome de uma cidade mineira, próxima de Monte Belo...

 
At 27/5/11 08:59, Anonymous Anônimo said...

Concordo com Cacá,

Nova Resende não traduz nada, mas traduz na grandiosa av. do acesso oeste.

Elias Atta ou Pastor Genecy também não traduzem NADA!! Vai "detonar" o potencial da avenida com um nome desse. Não sei o que tem de bom em batizar um local com o nome de um finado. Só serve para agradar a familia. Guardem em vossos corações, é o melhor local!

Cacá, Avenida Beira Rio já temos uma.

Pensem no exemplo: Um visitante hospeda-se no hotel River Park ou em visita ao seu familiar num dos edificios da avenida. Ao se dar conta que o nome da avenida é "Bela Vista", vai sentir vontade de dar um passeio pelo seu calçadão para conferir a tal vista. Como já disse anteriormente, é marketoso e traduz muito!

Quem concorda comigo, divulgue a idéia, pois nem em Resende estou morando mais, não posso participar.

Grato.

 
At 2/6/11 19:15, Anonymous Anônimo said...

Porque precisamos fazer tamanha polemica em cima de um assunto tão sem importância, o nome Nova Resende já simboliza sim as mudanças que a cidade vem passando, deixe novos nomes para novas ruas que com certeza surgiram pelos caminhos desta linda cidade que vem crescendo a passos largos.

Acho que os ilustres filhos de Resende merecem sim homenagens em ruas, praças, etc. aliás sugiro aqui o nome da querida Anália Franco personalidade que fez muito pelos carentes não só de Resende.

Concordo também que sempre que seja necessário e útil seja feito plebiscito para decidir o futuro da cidade.

Muita sorte para Resende pois essa cidade merece e ao que parece ela vem sendo tratada com um cadinho mais de cuidado, diferente dos últimos anos, que nossa estava abandonada, pelo menos pelo meu humilde olhar de fora pois infelizmente não sou nasci em Resende mas sou filha de Resende de coração. ( ah, sem partidarismo )

Sorte Resende.

 

Postar um comentário

<< Home