RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ampla e vergonhosa escuridão resendense vira rotina


Foto feita durante o apagão da 00:26

Publicado no Resende Afora.

Share

6 Comments:

At 24/8/11 03:56, Anonymous Weber said...

Xiiiii. E olha que nem começou o período das chuvas.

Está mais do que na hora de a população resendese se mobilizar e sair às ruas para protestar. Chamar a atenção da imprensa.

Paralelamente, a prefeitura ou a câmara de vereadores, que representam o povo, poderiam entrar com uma representação junto a um órgão oficial e compretente contra essa concessionária.

O pessoal do comércio também deve sofrer com esses apagões sem fim.

 
At 24/8/11 15:57, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Isso é o que mais me intriga, grande Weber: durante os meus mais de 20 anos em Resende, nunca vi prefeito ou vereador exigir amplas explicações e, principalmente, providências da tal concessionária sobre esses misteriosos e irritantes apagões.

A justificativa oficial é a já batida "alta incidência de raios na região", mesmo que no momento dos apagões não haja nem sinal de chuva e, muito menos, de raios.

Já conversei com técnicos da concessionária e as explicações deles também batem nas mesmas teclas do imponderável, ou seja, chuva, ventania, raios, queda de árvores, etc.

Uma vez - está registrado no RA -, persegui de carro uma viatura da concessionária que tentava localizar um transformador desligado durante um apagão. A busca terminou numa rua do Montese, onde, com uma vareta, eles religaram o transformador.

Sim, chovia naquela tarde de domingo, mas não havia raios, ventania ou queda de árvores. O transformador simplesmente desarmou. Por quê?

Aguardo essa ampla resposta até hoje.

Grande abraço!

 
At 24/8/11 17:24, Anonymous Anônimo said...

O principal motivo é a sobre carga do sistema que não é ampliado para acompanhar a demanda. Aquilo que você viu desarmado, trata-se de uma chave, que abre-se para proteger a rede de uma demanda maior do que ela pode suportar. A chave permite a passagem de X âmperes de corrente, se o consumo for maior e passar disso, ela desarma por segurança. E por quê não colocam uma chave para 2X? Porquê a rede seguinte só aguenta X. Assim como em nossas casas, os circuitos são protegidos por disjuntores, que desarmam mediante a cargas maiores que a capacidade do circuito. Existem chaves como essa que protegem, quarteirões, bairros, regiões, a cidade inteira, o estado, o sudeste, etc. Geralmente os apagões ocorrem em horas de pico de consumo, em dias chuvosos em que todos estão em casa consumindo energia. Resende é uma cidade que cresce muito, logo cresce o consumo, e o sistema não é melhorado a contento para acompanhar esse crescimento.

Att, Aurélio.

 
At 24/8/11 18:38, Anonymous Weber said...

Resumindo o que o Aurélio bem explanou, equipamentos obsololetos.

 
At 25/8/11 00:58, Blogger Paulo Nobre said...

Mais uma vez, parabens pelo blog.. Todo dia visito para ver as belas imagens e noticias..
Esta um absurdo estas faltas de energia em Resende... Qual será a explicação d Ampla? Que estão fazendo melhorias na rede? Ahh é para boi dormir né...

 
At 25/8/11 04:33, Anonymous Anônimo said...

E não existe nem a desculpa de sobrecarga, pois o último apagão foi após a meia-noite em pleno inverno, ou seja, ar condicionados desligados e maioria da população dormindo.

 

Postar um comentário

<< Home