quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Resende Afora
Um blog publicado há 13 anos em Resende, Rio de Janeiro, Brasil, que se aventura por quase todos os assuntos, estejam onde estiverem.
Para pesquisar posts do RA, digite uma palavra ou frase:
Exposições Virtuais
Imagens Passageiras
"O blog vai iluminando
o caminho do seu autor.
É essa a sua virtude."
José Saramago
Índice
Arquivo
Empresas
Rede Regional
Rede Brasil
Rede Global
Favoritos
Siga @otacilioro
© Textos, fotos e postais de Otacílio Rodrigues. Reproduções só podem ser feitas mediante autorização do autor. Para encomendar postais, envie um email para orofoto@gmail.com
6 Comments:
Xiiiii. E olha que nem começou o período das chuvas.
Está mais do que na hora de a população resendese se mobilizar e sair às ruas para protestar. Chamar a atenção da imprensa.
Paralelamente, a prefeitura ou a câmara de vereadores, que representam o povo, poderiam entrar com uma representação junto a um órgão oficial e compretente contra essa concessionária.
O pessoal do comércio também deve sofrer com esses apagões sem fim.
Isso é o que mais me intriga, grande Weber: durante os meus mais de 20 anos em Resende, nunca vi prefeito ou vereador exigir amplas explicações e, principalmente, providências da tal concessionária sobre esses misteriosos e irritantes apagões.
A justificativa oficial é a já batida "alta incidência de raios na região", mesmo que no momento dos apagões não haja nem sinal de chuva e, muito menos, de raios.
Já conversei com técnicos da concessionária e as explicações deles também batem nas mesmas teclas do imponderável, ou seja, chuva, ventania, raios, queda de árvores, etc.
Uma vez - está registrado no RA -, persegui de carro uma viatura da concessionária que tentava localizar um transformador desligado durante um apagão. A busca terminou numa rua do Montese, onde, com uma vareta, eles religaram o transformador.
Sim, chovia naquela tarde de domingo, mas não havia raios, ventania ou queda de árvores. O transformador simplesmente desarmou. Por quê?
Aguardo essa ampla resposta até hoje.
Grande abraço!
O principal motivo é a sobre carga do sistema que não é ampliado para acompanhar a demanda. Aquilo que você viu desarmado, trata-se de uma chave, que abre-se para proteger a rede de uma demanda maior do que ela pode suportar. A chave permite a passagem de X âmperes de corrente, se o consumo for maior e passar disso, ela desarma por segurança. E por quê não colocam uma chave para 2X? Porquê a rede seguinte só aguenta X. Assim como em nossas casas, os circuitos são protegidos por disjuntores, que desarmam mediante a cargas maiores que a capacidade do circuito. Existem chaves como essa que protegem, quarteirões, bairros, regiões, a cidade inteira, o estado, o sudeste, etc. Geralmente os apagões ocorrem em horas de pico de consumo, em dias chuvosos em que todos estão em casa consumindo energia. Resende é uma cidade que cresce muito, logo cresce o consumo, e o sistema não é melhorado a contento para acompanhar esse crescimento.
Att, Aurélio.
Resumindo o que o Aurélio bem explanou, equipamentos obsololetos.
Mais uma vez, parabens pelo blog.. Todo dia visito para ver as belas imagens e noticias..
Esta um absurdo estas faltas de energia em Resende... Qual será a explicação d Ampla? Que estão fazendo melhorias na rede? Ahh é para boi dormir né...
E não existe nem a desculpa de sobrecarga, pois o último apagão foi após a meia-noite em pleno inverno, ou seja, ar condicionados desligados e maioria da população dormindo.
Postar um comentário
<< Home