quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Resende Afora
Um blog publicado há 13 anos em Resende, Rio de Janeiro, Brasil, que se aventura por quase todos os assuntos, estejam onde estiverem.
Para pesquisar posts do RA, digite uma palavra ou frase:
Exposições Virtuais
Imagens Passageiras
"O blog vai iluminando
o caminho do seu autor.
É essa a sua virtude."
José Saramago
Índice
Arquivo
Empresas
Rede Regional
Rede Brasil
Rede Global
Favoritos
Siga @otacilioro
© Textos, fotos e postais de Otacílio Rodrigues. Reproduções só podem ser feitas mediante autorização do autor. Para encomendar postais, envie um email para orofoto@gmail.com
3 Comments:
Parabéns Resende e parabéns a você, Otacilio, por ser o embaixador da cidade pela rede afora.
Curiosidade: Você é cidadão resendense? Sei que é mineiro, mas como todo ano tem esse tipo de solenidade da câmara...
Parabéns Resende!
Talvez muitos pensem que Resende é uma cidade novinha, devido ao momento de sua econômia crescente e perspectivas de futuro e até mesmo seu aspecto, caso não notem seus monumentos ou passem pelo centro histórico. Porém, Resende é a cidade origem do Vale do Paraíba Fluminense, não emancipou-se de nenhum outro município e sim foi fundada em terras ainda inexploradas e originou o ciclo do café no Brasil, foi a maior produtora e sustentou o Império devido ao seu vasto território. Emanciparam-se de Resende: São João Marcos (subdividida em: Rio Claro, Piraí, Barra do Piraí e Pinheiral) em seguida Barra Mansa (subdividida em: Barra Mansa, Volta Redonda e Quatis) e por último emanciparam-se Itatiaia e Porto Real.
Tenho muito orgulho de Resende e sua história.
Aurélio.
Grande Aurélio: em breves palavras, você resumiu a enorme importância histórica de Resende no Vale do Paraíba fluminense. Uma pena que tão poucos saibam disso.
Sim, grande Weber, sou um mineiro itinerante com passagens por Brasília, pelo Rio de Janeiro e por Resende, onde estou há mais de 20 anos.
Embora não seja cidadão "de fato", me considero resendense de coração, que é o mais importante.
No entanto, se alguém, algum dia, me julgar merecedor dessa homenagem oficial, a receberei com o maior orgulho. Só espero continuar vivo até lá.
Grandes abraços!
Postar um comentário
<< Home