RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Palácio Guanabara é reinaugurado após obra de R$ 19 milhões












Fotos de Paula Giolito/Folhapress

Da Folha.com

Após uma completa restauração, o Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, será reinaugurado hoje, às 20h, no bairro Laranjeiras, zona sul.

O palácio já passou por cinco reformas desde que foi construído em 1853, mas esta foi a que teve maior investimento: R$ 19,2 milhões.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, a verba para a reforma foi captada junto a sete empresas patrocinadoras por meio da lei do ICMS, recursos de incentivo fiscal cultural.

A reforma dos 5.740 m² de área construída do palácio levou dois anos. Internamente, as obras de arte e os móveis também foram restaurados, além do papel de parede que foi substituído por um modelo semelhante italiano.

Durante a restauração, foram descobertas preciosidades como o piso pé-de-moleque (concreto, pedras) no térreo, original da época da construção, em 1856. O piso, que fica na atual sala VIP, ganhou proteção de vidro e iluminação especial.

Ainda no térreo, também escondidos sob camadas colocadas em reformas anteriores, os técnicos localizaram pisos de ladrilhos hidráulicos, originais de 1908, agora recuperados.

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home