RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Lula será investigado pelo MPF

Do Estadão

O Ministério Público Federal vai investigar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva com base na acusação feita pelo operador do mensalão, Marcos Valério, de que o esquema também pagou despesas pessoais do petista.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu remeter o caso à primeira instância, já que o ex-presidente não tem mais foro privilegiado. Isso significa que a denúncia pode ser apurada pelo Ministério Público Federal em São Paulo, em Brasília ou em Minas Gerais.

A integrantes do MPF, Gurgel tem repetido que as afirmações de Valério precisam ser aprofundadas. A decisão de encaminhar a denúncia foi tomada no fim de dezembro, após o encerramento do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Condenado a mais de 40 anos de prisão, Valério, que até então poupava Lula, mudou a versão após o julgamento.

Ainda sob análise do procurador-geral da República, o depoimento de Valério em setembro do ano passado, revelado pelo Estado, e os documentos apresentados por ele serão o ponto chave da futura investigação que, neste caso, ficaria circunscrita ao ex-presidente.

Petistas envolvidos no esquema sempre preservaram o nome de Lula desde que o escândalo do mensalão foi descoberto, em 2005.

Atualização do RA: MPF divulga desmentido sobre investigação de Lula (leia aqui).

Editado e publicado no Resende Afora.

Marcadores:

Share

1 Comments:

At 3/2/13 21:47, Anonymous Anônimo said...

Piadinha que circula pela Internet: O ex-presidente Lula, como candidato, é o que sabe de tudo, até mesmo aconselhando a presidente atual. Já como presidente, é o cara que não sabia de nada...

 

Postar um comentário

<< Home