RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 21 de outubro de 2005

O protesto através do referendo

Trecho de matéria de Larry Rohter, do New York Times

Apesar do apoio à proibição ter começado forte, ambos os lados agora concordam que a disputa está apertada e o resultado é incerto.

"Nós ainda estamos à frente, mas nossa vantagem está caindo e eles estão avançando", disse Rubem César Fernandes, do Movimento Viva Rio. "Eles estão mais fortes do que achei que estariam e a estratégia deles é muito mais eficiente do que a nossa."

Um obstáculo é que o estatuto que entrou em vigor no final de 2003 deveria ser acompanhado por outras medidas para melhorar a segurança pública. Mas, em vez disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu cortes no orçamento e, distraído pelo pior escândalo de corrupção na história moderna brasileira, não tem conseguido nem mesmo gastar a quantidade reduzida que está disponível.

"Os eleitores de classe média estão apavorados porque não vêem investimento sendo feito em segurança pública", disse Raul Jungmann, um membro do Congresso que é líder da coalizão do "sim". "Isto torna nossa tarefa ainda mais difícil."

Além disso, o escândalo de corrupção criou um ambiente de total desencanto com as autoridades, o que está levando os brasileiros a buscar formas de expressar tal sentimento. "Votar 'não' se tornou um protesto contra tudo o que está acontecendo, como se fôssemos o governo", disse Fernandes.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home