RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 29 de março de 2006

Sinopse de 'Brasília 18%'

Enviado por Lu Gastão (via e-mail)

O médico legista Olavo Bilac, renomado especialista brasileiro que trabalha em Los Angeles, é convidado pelo IML de Brasília para arbitrar a controvertida perícia referente à identificação de uma ossada, supostamente pertencente à jovem economista Eugênia Câmara, desaparecida há meses.

A decisão do médico é cercada por grande pressão e expectativa. Se a perícia confirmar a identidade de Eugênia Câmara, ficará provado que ela foi assassinada pelo namorado Augusto dos Anjos, cineasta, colega de faculdade, e última pessoa a vê-la antes do desaparecimento. O futuro deste artista promissor depende, portanto, do laudo pericial do famoso legista. Os políticos acusados pelo principal suspeito querem que o cineasta permaneça na cadeia, e por isso pressionam o legista para identificar o corpo de Eugênia.

No entanto, o Doutor Bilac, que sofre profundamente por uma viuvez recente, apaixona-se por Eugênia através de fotos e vídeos, e também por comentários, sempre contraditórios, sobre seu comportamento. Dominado pela paixão, ele conclui a perícia de forma negativa: o corpo examinado NÃO é de Eugênia.

Ela está viva? Quais as consequências dessa conclusão científica sobre o universo político de Brasília?

Pitaco do RA: Muito bom saber que um dos maiores cineastas brasileiros continua, aos 77 anos, em plena atividade. Recém-eleito membro da Academia Brasileira de Letras (a escolha aconteceu no último dia 9), Nelson Pereira dos Santos tem em seu vasto currículo obras-primas admiradas por platéias do mundo inteiro. Entre os seus filmes mais conhecidos, estão: "Vidas Secas", "Rio 40 Graus", "Memórias do Cárcere", "Como era Gostoso o meu Francês", "Rio Zona Norte", "O Amuleto de Ogum", "A Terceira Margem do Rio" e "Tenda dos Milagres". Com trilha sonora de Paulo Jobim (o filho do Tom), "Brasília 18%" - que estréia no dia 21 de abril - tem algumas cenas filmadas no Congresso Nacional, durante a famigerada CPI do Mensalão. A estréia americana acontece em Nova York, no dia 25 de abril, em meio às homenagens que o diretor brasileiro receberá na edição 2006 do Festival de Tribecca, evento criado por Robert De Niro e considerado a nova meca independente do cinema mundial.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home