RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 10 de maio de 2006

Pink Floyd bate recorde na Billboard

Do site Oba Oba

A obra mais conhecida da banda Pink Floyd, o disco "The Dark Side of the Moon", lançado em 1973, acaba de atingir a marca de 1,5 mil semanas na parada da Billboard, feito inédito neste ranking musical norte-americano.

Com mais de 40 milhões de cópias vendidas, o disco praticamente nunca deixou a lista dos 200 mais vendidos nas lojas dos Estados Unidos.

Mesmo depois de mais de 30 anos, todas as faixas do álbum ainda são tocadas em emissoras de rádio do mundo todo e pelo menos 8 mil unidades do álbum saem das prateleiras semanalmente.

O disco "Legend", de Bob Marley, é o segundo colocado nesse ranking de permanência, porém ficou três vezes menos presente na parada da Billboard.

Para os fãs do Pink Floyd, fica a dica dos dois shows que a banda nova-iorquina Easy Star All-Stars fará no Brasil neste fim de semana: dias 12 (em São Paulo) e 13 (no Rio de Janeiro).

O repertório da apresentação será baseado no elogiado álbum "The Dub Side of the Moon", que faz uma releitura do disco "The Dark Side of the Moon", em versões no estilo jamaicano dub.

Pitaco do RA: Este é um dos discos que marcaram a minha vida. Me lembro, como se fosse hoje, quando comprei o "álbum do prisma" na Mesbla de Belo Horizonte. Nessa época (1973), morava em uma pequena cidade de Minas - São Gotardo, região do Alto Paranaíba - e a notícia de que eu já tinha o disco se espalhou rapidamente entre os roqueiros do lugar. E foram todos para a minha casa em um domingo depois do almoço conhecer a grande novidade. Nos sentamos na sala e, enquanto a belíssima capa dupla ia passando de mão em mão, ouvimos em silêncio os dois lados do disco. Foi um choque coletivo! O que saiu dos alto-falantes da velha eletrola de móvel estereofônica era muito diferente de tudo o que conhecíamos. Diferente, inclusive, dos outros álbuns do Pink Floyd, que já eram revolucionários. Mas este era perfeito! Uma obra-prima que, certamente, passaria a fazer parte da história da música. E não deu outra. Trinta e três anos depois, o disco continua batendo recordes no mundo inteiro. Até aqui em casa. O álbum do prisma é, certamente, um dos discos que eu mais ouvi na vida. E continuo ouvindo. Still crazy after all these years...

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home