RA completa 13 anos no AR

domingo, 25 de março de 2007

Folha mente sobre assassinato no Sider Shopping

Desde ontem, a Folha Online vem divulgando - através do Portal UOL - a notícia do assassinato de um rapaz dentro do Sider Shopping, em Volta Redonda, que estaria lotado no momento em que foram disparados os tiros. Disse a Folha ontem:

"Um rapaz foi morto e outro ferido a tiros dentro de um shopping em Volta Redonda (interior do Rio de Janeiro) na noite de sexta-feira. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 21h, quando o Sider Shopping, na Vila Santa Cecília estava lotado. Informações preliminares apontam que um adolescente cometeu os crimes."

Muito bem. Na sexta-feira mesmo, o resumo do RJTV (apresentado às 22 horas) deu a notícia em primeira mão, informando que o crime acontecera na porta do shopping, no momento em que as lojas estavam fechando. Supondo-se que os repórteres da Folha tenham entendido mal as circunstâncias do fato, dava tempo de corrigir o equívoco hoje (dois dias depois) nesta outra matéria de destaque do Portal UOL:

"Um adolescente de 17 anos foi preso na noite de sábado (25) acusado de matar Fagner Rodrigues de Castro, 24, no Sider Shopping, em Volta Redonda (RJ). Segundo a Polícia Civil, ele confessou o crime. Os tiros foram disparados por volta das 21h de sexta, quando o shopping estava lotado. Um outro rapaz de 18 anos também foi atingido e permanecia internado até a noite de ontem."

O motivo do "erro" é muito simples: para a imprensa sensacionalista (infelizmente, nesse caso, a Folha faz parte do time) uma coisa é noticiar um assassinato na rua, e outra coisa é colocar esse mesmo crime dentro de um shopping lotado, onde o leitor pode imaginar uma multidão apavorada, tentando se proteger dos tiros, uma típica tragédia americana.

E agora, a tradicional pergunta que não quer calar: a Folha publicaria uma linha sequer sobre esse caso - que é lamentável, sem dúvida, principalmente para a família da vítima, mas que, infelizmente, é igual a tantos outros ocorridos na região - se o crime tivesse que ser divulgado da maneira como realmente ocorreu? Cartas para a redação.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home