RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O artista plástico John Lennon


John e Yoko


Auto-retrato


Power to the people

Olhando por uma cebola de vidro: mostra de arte de John Lennon

Do New York Times

Mais de um quarto de século após ser morto, em 1980, este ano está sendo marcante para John Lennon. Há, é claro, o 40º aniversário do álbum inovador dos Beatles "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Além disso, a mais recente produção do Cirque du Soleil, "Love", (com música reformulada e reproduzida dos Beatles) estreou em Las Vegas no final de junho. Junho também marcou o lançamento do CD duplo "Instant Karma: The Amnesty International Campaign to Save Darfur", com muitos dos mais populares astros do rock e do pop (inclusive U2, REM e Green Day) cantando as músicas mais amadas de Lennon, de "Imagine" a "Give Peace a Chance" e "Working Class Hero".

Agora, uma mostra de arte itinerante apresenta mais de 100 obras de arte de Lennon - desenhos originais raros, litografias assinadas e impressões limitadas. No início do mês, a mostra esteve em Saratoga Springs, Nova York, onde passou três dias acima do Mrs. London's Bakery and Cafe. Chama-se "Come Together: The Artwork of John Lennon".

Antes da chegada da exposição, tivemos a oportunidade de conversar com a viúva e colaboradora artística de Lennon, Yoko Ono, em seu apartamento no edifício Dakota em Manhattan sobre a exibição, a arte de Lennon e seu legado musical:

Pergunta - John trabalhava exclusivamente em preto e branco? Caneta e tinta no papel?
Yoko Ono - Sim, ele trabalhava na maior parte com caneta e tinta, apesar de algumas vezes também usar um pincel asiático. E algumas vezes ele trabalhava apenas com lápis e papel. Isso porque ele só fazia essa arte quando podia, quando tinha vontade. Ele pegava um pedaço de papel e começava a desenhar.

Pergunta - Ele trabalhava rápido?
Yoko - Muito rápido, sim.

Pergunta - Ele fez pinturas?
Yoko - Sim, fez. Mas, você sabe, as pinturas que ele fez provavelmente foram antes de 1967. Acho que ele fez pouquíssimas pinturas, e não tenho nenhuma delas. A maior parte de seu trabalho foi feita com caneta e tinta.

Pergunta - Quais artistas ele admirava?
Yoko - Ele era grande fã de Magritte, por exemplo. E Van Gogh também, é claro. Nós dois realmente adorávamos esses dois artistas, então era onde compartilhávamos um elo verdadeiro. Magritte certamente demonstrou um senso de humor e sagacidade em suas pinturas, e acho que isso definitivamente agradava John.

Pergunta - Quando ele estava vivo, John exibia freqüentemente suas obras de arte?
Yoko - Não. Ele fez uma mostra de suas litografias, "Bag One", na Galeria de Arte de Londres, em 1970, e elas foram confiscadas imediatamente pela Scotland Yard - que é tão louco, não? Acho que John adorou o drama todo, porém. E depois teve uma mostra em Nova York, e outra em Londres chamada "You Are Here". Foi meio ignorada pelos críticos, e John esperava mais, então não ficou muito feliz com isso. Mas foi só, realmente, no que concerne as mostras de arte de John.

Pergunta - Mas agora o trabalho de John está em coleções de arte de museus de prestígio, como o Museu de Arte Moderna em Nova York, não é?
Yoko - Estranhamente, mesmo com toda sua fama e poder e tudo isso, ele ficou como muitos outros artistas importantes do século 20, que não conseguiam espaço nas galerias enquanto vivos. Isso é incrível, não é?

Pergunta - Foi uma tarefa difícil convencer as galerias a mostrar os trabalhos de John?
Yoko - Sim. No início, era muito, muito difícil convencer as galerias a mostrarem o trabalho de John. Elas diziam: "Não, não fazemos isso", porque era um astro. "Não queremos mostrar os rabiscos de um pop star, queremos mostrar arte", diziam. E depois, quando viam seu trabalho, entendiam que era mais do que rabiscos. Ainda assim, tinham medo de perder a fama de galeria séria ao mostrar os desenhos de John. Era assim.

Pergunta - Essa mostra atual da arte de John viaja bastante, não?
Yoko - Sim, mas cada apresentação é diferente, porque peço aos patrocinadores locais da mostra para fazerem a curadoria, e eles acabam incluindo peças diferentes de John, as que mais gostam.

Pergunta - Desde a morte de John, obviamente a senhora passa boa parte de seu tempo com a custódia de sua obra, tanto musical quanto artística.
Yoko - Sim, sim, sim, e fico muito, muito feliz com isso. É meu prazer fazer isso, porque se o sapato estivesse no outro pé, por assim dizer - se John estivesse aqui - ele promoveria meu trabalho também, tenho certeza. Sei disso.

Pergunta - Que outros projetos do legado musical de John estão por vir?
Yoko - Bem, todos os discos de John agora estão disponíveis na iTunes, pela primeira vez. Não é ótimo?

Pergunta - A senhora tem um iPod?
Yoko - Não, de fato não. Todo mundo a minha volta tem um, menos eu, continuo com o computador grande para a minha música. Ainda assim, o conceito é muito excitante porque assim toda uma nova geração vai descobrir a música de John. Estou sempre tentando fazer alguma coisa que promova o trabalho de John em uma nova mídia. É muito bom isso, porque os jovens devem ser expostos e inspirados pela música de John.

Pergunta - Sim, e obviamente todos nós precisamos ouvir a mensagem de "Give Peace a Chance", agora mais do que nunca.
Yoko - Pois é. Eu sei. E "Imagine" também. "Imagine" é uma música muito, muito rebelde, apesar de eu não ter percebido isso na época.

Pergunta - A senhora viu o filme relacionado com os Beatles, de Julie Taymor, "Across the Universe", que deve ser lançado no próximo mês?
Yoko - Não, ainda não, apesar de ter visto uma versão inicial. Devo vê-lo em breve, porém.

Pergunta - Posso lhe perguntar o que acha do fato da música de John, "All You Need Is Love", estar sendo usada como trilha de um anúncio de fraldas na televisão?
Yoko - Bem, nenhum de nós sabia disso e ficamos muito chateados, de fato. Talvez eu esteja sendo muito conservadora, mas simplesmente não me parece correto. E acho que a Sony Music provavelmente sabia que não aprovaríamos, então não se importou em nos dizer. Houve um debate se deveríamos enviar um comunicado à imprensa para dizer que não sabíamos a respeito, mas decidimos que era melhor deixar morrer o assunto.

Pergunta - A senhora foi ver alguma dessas bandas de homenagem, ou isso é estranho demais?
Yoko - Bem, há um grande show dos Beatles em Las Vegas agora ("Love", do Cirque du Soleil) e todos nós fomos. Então sim, alguns deles eu vejo. E tenho certeza que vou poder ver "Across the Universe" também.

Pergunta - A senhora chega a visitar a exibição de arte de John quando vai a uma nova cidade?
Yoko - No início, era uma condição das galerias. Elas usavam algo assim: "Bem, se a senhora não estará na galeria para promover a inauguração, então não faremos a mostra." Então fui a algumas. Mas depois vi que o fato de eu estar lá se tornou um verdadeiro evento de mídia, escondia o trabalho de John. E não quero fazer isso à sua exibição. É muito bom que a exibição de John tenha esse apelo independente para as pessoas hoje. É muito diferente do que costumava ser.

Publicado no UOL Mídia Global.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home