RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Beatles em gravações inéditas ao vivo



Do UOL Música

Um selo independente norte-americano pretende lançar um disco com gravações ao vivo dos Beatles nunca ouvidas anteriormente.

O material foi gravado em 1962 no clube Star de Hamburgo, Alemanha, onde a banda se apresentava no início da carreira. Essas seriam as primeiras gravações dos Beatles com Ringo Starr na bateria, informa a empresa Fuego Entertainment, que se associou ao produtor e promotor britânico Jeffrey Collins para o projeto.

Entre as 15 canções disponíveis estão covers como "Lovesick Blues", de Hank Williams, e "Do You Believe", de Maurice Williams. Faixas conhecidas do repertório da banda, como "Twist And Shout", "Hippy Hippy Shake", "Money" e "I Saw Her Standing There", também fazem parte das gravações.

De acordo com a agência Reuters, Jeffrey Collins diz que as fitas com as gravações estavam em "condições péssimas", mas que foram digitalizadas. O produtor afirma ter recebido o material de um DJ que ele havia agendado para se apresentar no clube na mesma noite que os Beatles.

Ainda não há uma data definida para o lançamento. Um representante da gravadora dos Beatles, a Apple, declarou que a empresa vai analisar o caso.

Ringo Starr lança álbum autobiográfico

Porta-voz da paz e do amor, "feliz e vegetariano", Ringo Starr declara em voz alta sua paixão pelo "flower power" (termo que se refere aos anos 60) com "Liverpool 8", seu 15º e, até o momento, mais autobiográfico álbum solo.

Com referências à sua adolescência em Liverpool, à época em que trabalhou para a Marinha mercante e à fase que passou com o grupo Rory Storm, o trabalho é repleto de nostalgia e lembranças.

As 14 músicas do novo álbum, que contou com a colaboração do velho amigo Dave Stewart, produtor e autor de muitas delas, estão disponíveis em CD, USB e em formato MP3, em sintonia com a política do diretor executivo da empresa Terra Firma e novo proprietário do selo EMI, Guy Hands.

"Decidi me modernizar, por mais que eu goste de poder tocar as coisas. Pertenço a essa escola: um disco de vinil, um CD, e agora tudo vem do nada. Por outro lado, qualquer formato no qual caiba minha música está bom", disse.

O amor, tônica habitual dos trabalhos de Starr, está novamente por todas as partes de "Liverpool 8". "Sempre falo do amor e da paz, da paz e do amor. As pessoas vão ficar cansadas de mim".

O álbum também menciona a Espanha, em "Pasodobles", lembra os amigos em "Harry's Song", e dedica uma ode à sua cidade em "Liverpool 8", repleto de nostalgia e baseado em sua vida, e diz que "era o momento de cantar essa canção".

"Pertenço à geração dos 60. Encanta-me o 'flower power', a liberdade... é meu estado mental. Sempre tive em mente a paz e o amor e o sonho que tenho é que em algum minuto de algum dia de algum ano, todos no planeta defenderão esta filosofia de paz e amor".

Aos 68 anos, Richard Starkey, seu nome verdadeiro, está melhor que nunca e declarou que os exercícios são sua grande fonte de inspiração.

"Estou bastante em forma, mas às custas de muito esforço. Faço exercício, controlo o que como e sou vegetariano. Muitas canções surgem quando estou me exercitando nos aparelhos da academia. Tenho endorfinas musicais", revela, às gargalhadas.

Na sexta-feira, o ex-Beatle foi a estrela do show que deu início ao um ano de eventos em que Liverpool é capital européia da Cultura.

O berço da Beatlemania assistiu a uma apresentação ao ar livre, na qual Ringo Starr apresentou o "Liverpool 8" do telhado do edifício Saint George Hall.

"Senti-me genial, muito emocionado e orgulhoso: sou de Liverpool! Foi fantástico retornar, mudou muito desde quando eu vivia lá, está se modernizando", disse.

Starr disse que, ao longo de sua vida, a todo momento sentiu que realizava seus sonhos. "Sempre quis ser músico. Este era meu sonho quando tinha treze anos e adquiri uma bateria. E sempre quis ser baterista. Primeiro quis tocar com outros músicos e, mais tarde, quis tocar com músicos bons".

Casado e feliz há 27 anos, o músico afirma que sua maior conquista foi a família. "Do que mais tenho orgulho é de ter tido filhos. A vida não é só música".

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home