RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 14 de março de 2008

'Orelha e Cogumelos' estréia hoje em Penedo


Com o aval da FUNARTE (Fundação Nacional das Artes), através do Prêmio Myrian Muniz de Teatro, estréia hoje, no Centro Cultural Penedo, o espetáculo "Orelha e Cogumelos", novo trabalho da "Cia da Ação!", grupo comandado pelo diretor Calé Miranda. As apresentações acontecem de quinta a domingo sempre às 21h00. Os ingressos custam R$12,00 com meia-entrada para estudantes, idosos e professores.

A peça "Orelha e Cogumelos" é inspirada na mitologia yorubana, e conta como Obá, influenciada por Oxum, cortou uma de suas orelhas e a cozinhou no feijão para que Xangô a escolhesse como preferida. Segundo o diretor Cale Miranda, o espetáculo recheado de ciúmes, inveja e malícia, pretende, através de uma estória ancestral, investigar o comportamento do homem contemporâneo. "O que é mais nobre? Dedicar-se ao trabalho ou à família? Qual é o limite de uma paixão? Até onde vamos quando nos sentimos desprezados?", questiona o diretor.

Dando vida aos complexos personagens da cultura afro-brasileira, está o ator André Camões, músico que faz sua estréia no teatro, e as atrizes Cátia Costa e Eliza Moreira. "Através de uma oficina teatral no final de 2007, fiz a escolha do elenco para esta montagem em Penedo. Partimos para um trabalho colaborativo, onde todos influenciam os rumos em que a montagem vai se desenvolver. Por conta disso preferimos nos referir ao nosso trabalho como performance e não uma peça de teatro convencional. Desde novembro do ano passado reunimos toda a equipe em regime de residência para criarmos coletivamente cada momento de nossa performance", revela Calé.

O encenador explica que em "Orelha e Cogumelos" o trabalho corporal é de extrema importância para o resultado final pretendido. "Estamos empenhados numa pesquisa de linguagem cênica que mistura os movimentos do candomblé afro-brasileiro e o butoh, dança pós-moderna japonesa criada por Kazuo Ohno a partir dos anos sessenta. Buscamos o minimalismo em cena, onde as influências japonesas e africanas sejam percebidas no todo, não no detalhe", conclui o diretor.

A temporada de "Orelha e Cogumelos" no Centro Cultural Penedo, que fica na Rua Bella Vista 335, ao lado do Haras Mario Peres, vai até 30 de março. Maiores informações pelo telefone (24) 8111-8432.

Enviado por Lu Gastão.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home