YouTube vence emissoras na audiência de vídeos
Uma pesquisa divulgada ontem pela comScore indica que a audiência de vídeos pela internet nos Estados Unidos em fevereiro de 2008 cresceu 66% em relação ao mesmo mês em 2007. Bom para os sites tradicionais de vídeo, ruim para as emissoras de TV, que abocanharam só uma tímida porcentagem dessa audiência.
O YouTube foi o líder, com um terço das estimadas 10 bilhões de visitas a vídeos on-line em fevereiro – um aumento de 15% em relação a 2007. Já as emissoras de TV não foram tão bem. Com exceção da Aol.com, os sites da Time Warner, incluindo a CNN.com, tiveram apenas 1,3% de participação nos vídeos vistos na web – ou 133 milhões de visitas, segundo a comScore. Outras emissoras tiveram participação ainda menor, como a ABC, com 98 milhões de vídeos acessados, equivalente a 1% do total.
Da TV ao monitor
O resultado levou executivos da indústria a buscar maneiras de ampliar seu público. Durante o encontro anual da Associação Nacional das Emissoras (NAB, na sigla em inglês), em Las Vegas, algumas redes revelaram frustração com a "pirataria instantânea", que faz com que programas cheguem à internet por meios não oficiais minutos depois de terem sido transmitidos pela TV.
"Nosso conteúdo continua a aparecer no YouTube", diz Sandy Malcolm, produtor executivo da CNN.com. "Você tenta resolver, você tenta trabalhar a questão dos direitos autorais, mas eu não acho que vamos conseguir resolver completamente a questão."
Mesmo com a liderança isolada do YouTube, o analista da comScore Andrew Lipsman diz que as emissoras de TV estão na luta. "Parece haver uma certa mobilização e investimentos acontecendo no momento", disse ele, ao citar o site Hulu.com, lançado em março, em parceria da General Electric com a rede NBC.
Matéria editada pelo RA.
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