RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ziraldo e Jaguar ganham milhões na justiça

Do UOL Últimas Notícias

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça deciciu conceder indenizações a 20 jornalistas perseguidos por forças de repressão no Brasil, entre eles os cartunistas Ziraldo e Jaguar. A primeira sessão especial de julgamento de pedidos de indenização de perseguidos políticos pelo critério de categorias específicas foi realizada nesta sexta-feira (4), na sede da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro.

A Comissão de Anistia julgou e deferiu todos os 20 processos de jornalistas que estavam na pauta do dia, requerendo reparação e indenização pelos traumas que sofreram como vítimas da ditadura militar. As maiores indenizações foram concedidas aos cartunistas Jaguar (R$ 1.027. 383, 29) e Ziraldo (R$ 1.253.000,24).

Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o cartunista Jaguar, trabalhou como desenhista no jornal Última Hora. Juntamente com Ziraldo, foi um dos fundadores do Pasquim, e figurou nos arquivos da ditadura militar como "comunista, suspeito de exercer atividades esquerdistas".

Ziraldo Alves Pinto trabalhou em diversos veículos de imprensa que foram empastelados e fechados pelo governo militar, entre eles O Sol. Atuou também nas revistas O Cruzeiro e Visão, até que em julho de 1969 fundou o Pasquim, censurado a partir da sua 25ª edição. O jornal sofreu dura perseguição da ditadura, a ponto de as bancas em que era distribuído terem sido incendiadas.

A cerimônia foi presidida pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

Comentário da Cora Rónai em seu blog:

Fiquei muito aliviada ao saber que Jaguar e Ziraldo ainda podem recorrer da decisão da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça que lhes deu, respectivamente, R$ 1.027.383,29 e R$ 1.253.000,24, mais pensão mensal de R$ 4.375,88.

Devem pedir mais, muito mais.

Cada um vende a alma pelo que entende, mas eu, pessoalmente, acho que ganharam pouco para jogar no lixo duas biografias até aqui tão bacanas.

Resposta do Ziraldo - publicada no jornal O Globo - a todos os que o criticaram por receber a indenização:

Eu quero que morra quem está criticando. Porque é tudo cagão e não botou o dedo na seringa. Enquanto eu estava xingando o Figueiredo e fazendo charge contra todo mundo, eles estavam servindo à ditadura e tomando cafezinho com o Golbery (do Couto e Silva, general, chefe da Casa Civil da Presidência no governo Geisel). Então, qualquer crítica que se fizer em relação ao que está acontecendo conosco, eu estou me lixando.

Matéria editada e atualizada pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home