RA completa 13 anos no AR

domingo, 21 de setembro de 2008

Da nova série 'Pesquisas inúteis'

Checar e-mails pode revelar estresse

Da BBC Brasil

Um estudo feito por cientistas britânicos afirma que pessoas que checam seus e-mails com muita freqüência podem estar sofrendo de estresse.

O estudo de pesquisadores de universidades da Escócia - um matemático, uma técnica em informática, e um psicólogo - classificou os usuários em três categorias: relaxados, orientados e estressados.

Os "estressados" se sentem pressionados a responder todos os e-mails na medida em que eles chegam. Os "relaxados" olham o e-mail quando bem entendem e não se deixam pressionar por pessoas que estão distantes. Já os "orientados" sentem alguma necessidade de usar o e-mail, sempre respondem às mensagens imediatamente e esperam o mesmo das outras pessoas.

Entre os entrevistados, 64% disseram checar seus e-mails pelo menos uma vez por hora e 35% afirmaram que olham o correio eletrônico a cada 15 minutos. No entanto, os cientistas dizem que a freqüência pode ser ainda maior, já que outras pesquisas mostram que muitas pessoas nem percebem mais o ato.

A pesquisa indica que muitas das pessoas que disseram ter pouco controle sobre a própria vida estão na categoria dos "estressados" com e-mail.

Já a baixa auto-estima é uma característica mais presente entre os "orientados", aqueles que sentem alguma pressão a olhar seus e-mails.

Pitaco do RA: Acho que que esses "cientistas" britânicos devem se apresentar assim para as suas vítimas (os entrevistados): "eu poderia estar roubando, eu poderia estar matando, mas estou aqui fazendo essa pesquisa idiota para faturar uns trocados!"

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home