Truffaut a um real
Do Portal G1
Em São Paulo, o Cine Olido dá a partida neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher, à mostra "Mulheres de François Truffaut", que durante todo o mês de março exibirá filmes do cineasta francês que têm fortes personagens femininos.
"Queríamos fazer uma programação diferente neste ano, por isso escolhemos as obras de Truffaut. A vida dele teve figuras femininas terríveis, e ele tinha tudo para criar mulheres estereotipadas. Mas, ao contrário, seus filmes são quase uma ode à mulher, e retratam em muitos casos a devoção do personagem masculino a elas", conta Alex Andrade, programador do Cine Olido.
De fato, a infância do cineasta foi complicada. Ele nunca conheceu o pai biológico e foi criado pelos avós, após ser rejeitado pela mãe. Aos 10 anos, com a morte da avó, teve de voltar a conviver a mãe, que a essa altura se encontrava casada com Roland Truffaut (de quem ele herdou o sobrenome). Maltratado por ambos, acabou se transformando em um menino rebelde e péssimo aluno.
"Apesar disso tudo, as personagens femininas de seus filmes são fabulosas. Quase figuras míticas para aqueles homens", completa Andrade, que escolheu clássicos como "O homem que amava as mulheres" e "Jules e Jim" para fazerem parte da mostra.
"A história de Adéle H" (1975) abre a programação, com o drama da paixão não-correspondida da filha de Vitor Hugo por um tenente –trabalho que rendeu a Isabelle Adjani, atriz que interpretou a personagem-título, a indicação ao Oscar.
Os filmes serão exibidos sempre aos domingos, às 17h. A entrada é R$ 1,00. O Cine Olido fica na Avenida São João, 473. Informações pelo telefone (11) 3331-8399 ou (11) 3397-0171.
Confira a programação completa:
Dia 8 - "A história de Adèle H." (1975)
Com Isabelle Adjani, Bruce Robinson e Sylvia Marriott
Uma jovem chega à cidade de Halifax para tentar encontrar o tenente Albert Pinson, por quem é apaixonada, apesar de não ser correspondida.
Dia 15 – "O homem que amava as mulheres" (1977)
Com Charles Denner, Brigitte Fossey e Nelly Borgeaud
A partir de seu leito de morte, aos 76 anos, é narrada a vida e as aventuras de Bertrand Morane, autor de “Le cavaleur”, livro que relata seu envolvimento com as mulheres que conheceu.
Dia 22 – "As duas inglesas e o amor" (1971)
Com Jean-Pierre Léaud, Kika Markham e Stacey Tebdeter
No início do século 20, duas irmãs inglesas e um burguês francês vivem um grande jogo de amizade e amor.
Dia 29 - "Jules e Jim – Uma mulher para dois" (1962)
Com Jeanne Moreau, Oskar Werner e Henri Serre
Dois grandes amigos e uma mulher formam um intrigante triângulo amoroso, pois ela se apaixona por ambos em épocas diferentes.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home