RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Woody Allen de volta a Nova York


No novo filme, o ator Larry David é o 'alter ego' do cineasta

Publicado no UOL Cinema

O cineasta americano Woody Allen abriu ontem a 8ª edição do Festival de Cinema de Tribeca com a estreia de "Whatever works", o retorno do diretor ao cenário nova-iorquino após cinco anos filmando na Europa.

Os nova-iorquinos, retratados tão bem pelo diretor em seus filmes, serão hoje os primeiros a ver o longa-metragem com o qual Allen volta a Nova York, à sua idolatrada Manhattan.

Desta forma, o cineasta dá um tempo em seu flerte profissional com Londres e Barcelona, e abre mão momentaneamente da musa de suas últimas produções, a atriz Scarlett Johansson, que não está no elenco do filme.

Os cinéfilos criaram grandes expectativas para ver como Allen mostrará a cidade, cinco anos após ter usado Nova York pela última vez como cenário de um longa, neste caso "Melinda e Melinda".

"Este filme concede ao festival um sabor muito nova-iorquino, e estou animado em apresentá-lo, porque Woody é a base do cinema desta cidade", disse o ator Robert De Niro, que fundou a mostra cinematográfica após os atentados de 11 de setembro de 2001.

O protagonista é Larry David, um judeu nova-iorquino como Allen e que é considerado por muitos o "alter ego" do cineasta, já que faz Boris, um homem excêntrico que abandona sua vida de conforto para tentar a sorte com uma existência mais boêmia como professor de xadrez.

Durante esta nova fase, ele se apaixona por uma menina muito mais nova que ele, interpretada por Evan Rachel Wood.

Patricia Clarkson - a quem Allen já dirigiu em "Vicky Cristina Barcelona" -, Ed Begley Jr., Michael McKean e Henry Cavill completam o elenco do longa, cujo roteiro foi escrito pelo diretor há três décadas com a ideia de que fosse protagonizado pelo comediante judeu Zero Mostel. No entanto, a morte do humorista, em 1977, frustrou o plano.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home