RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Brasil tem o 4º maior juro real do mundo

Do UOL Economia

Com a manutenção da taxa básica de juros em 8,75% ao ano, decidida hoje pelo Copom (Comitê de Política Monetária), o Brasil piorou sua posição no ranking das maiores taxas de juros reais do mundo. Com taxa de 4,5%, segundo estudo da UPTrend Consultoria, o país passou da 5ª para a 4ª posição, ficando atrás apenas de Argentina (4,7%), Tailândia (5,9%) e China (7,2%).

Na ponta oposta, os menores juros reais estão com Inglaterra (-1,3%), Chile (-2,4%), Israel (-2,9%), Índia (-5,5%) e Venezuela (-9,0%).

Para calcular a taxa de juro real, é descontada da taxa de juros atual a inflação projetada para os próximos doze meses. O estudo considerou os juros de 40 países.

No ranking das 40 maiores taxas de juros nominais do mundo, o Brasil aparece também em 4º lugar, com 8,75%, e fica trás de Argentina (10,5%), Rússia (10,8%) e Venezuela (16,7%). Na ponta oposta, as menores taxas estão com Cingapura (0), Japão (0,1%) e Estados Unidos (0,2%).

Os juros são usados como política monetária pelo governo para conter a inflação. Com juros altos, as prestações ficam mais caras e as pessoas gastam menos, o que restringe o aumento dos preços.

Um aspecto positivo dos juros altos é que eles remuneram melhor as aplicações. Isso é bom para os investidores brasileiros e também para os estrangeiros, que procuram o país.

Por outro lado, os juros altos prejudicam as empresas, que ficam mais cuidadosas para tomar empréstimos e fazer expansões. Por causa disso, o emprego também não cresce tanto. É em razão desse efeito que os empresários reclamam contra os juros altos.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home