A diferença entre Primeiro e Terceiro Mundo
Duas imagens recentes mostram como o Brasil e os Estados Unidos reverenciam o poder de formas diferentes. Ou como o poder gosta de se apresentar para a população.
A primeira imagem, dos EUA, foi publicada pelos jornais no último dia 11 e mostra o presidente norte-americano Barack Obama reunido com sua equipe na Casa Branca.
Nessa reunião, várias pessoas - Obama inclusive - usam canetas esferográficas comuns. À mesa, garrafas d'água de plástico e copos de papelão. Há assessores com latas de refrigerantes, sem copos. E nenhum garçon uniformizado servindo água e cafezinho em louça personalizada, como ocorre em toda a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A outra imagem é do último dia 16, no sertão de Pernambuco. Mostra um tapete vermelho sendo estendido para a chegada do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
A cena estapafúrdia parece ter saído de um livro de realismo fantástico escrito por Gabriel García Márquez. Um tapete vermelho para o presidente em pleno sertão nordestino chega a ser ofensivo.
Em resumo, a forma como o poder é tratado e se apresenta é um traço marcante do caráter e do estado de espírito de um país.
Enviado pelo grande Cacá Scheneider e editado pelo RA.
3 Comments:
nem preciso comentar que esse tapete no sertão é ridículo...mas fazer o que, para o povão brazuca o lula é um deus...lamentável
Sim, Pietro, se não tivesse o tapete, certamente apareceriam centenas querendo carregá-lo nas costas.
Isto é Brasil, sil, sil!!!
O pingúço gosta da vida de rei que o estado brasielrio lhe deu.
Postar um comentário
<< Home