RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A diferença entre Primeiro e Terceiro Mundo


Foto de Pete Souza

Duas imagens recentes mostram como o Brasil e os Estados Unidos reverenciam o poder de formas diferentes. Ou como o poder gosta de se apresentar para a população.

A primeira imagem, dos EUA, foi publicada pelos jornais no último dia 11 e mostra o presidente norte-americano Barack Obama reunido com sua equipe na Casa Branca.

Nessa reunião, várias pessoas - Obama inclusive - usam canetas esferográficas comuns. À mesa, garrafas d'água de plástico e copos de papelão. Há assessores com latas de refrigerantes, sem copos. E nenhum garçon uniformizado servindo água e cafezinho em louça personalizada, como ocorre em toda a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A outra imagem é do último dia 16, no sertão de Pernambuco. Mostra um tapete vermelho sendo estendido para a chegada do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.


Foto de Evelson de Freitas

A cena estapafúrdia parece ter saído de um livro de realismo fantástico escrito por Gabriel García Márquez. Um tapete vermelho para o presidente em pleno sertão nordestino chega a ser ofensivo.

Em resumo, a forma como o poder é tratado e se apresenta é um traço marcante do caráter e do estado de espírito de um país.

Enviado pelo grande Cacá Scheneider e editado pelo RA.

Share

3 Comments:

At 31/10/09 23:29, Blogger Unknown said...

nem preciso comentar que esse tapete no sertão é ridículo...mas fazer o que, para o povão brazuca o lula é um deus...lamentável

 
At 1/11/09 02:55, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Sim, Pietro, se não tivesse o tapete, certamente apareceriam centenas querendo carregá-lo nas costas.
Isto é Brasil, sil, sil!!!

 
At 22/11/09 20:02, Blogger Adriano S. de Oliveira said...

O pingúço gosta da vida de rei que o estado brasielrio lhe deu.

 

Postar um comentário

<< Home