'Cuba enfrenta pior crise do século 21'
Da BBC Brasil
O líder da Igreja Católica em Cuba, cardeal Jaime Ortega, afirmou, nesta segunda-feira, que o país enfrenta uma de suas piores crises e que a população não está satisfeita com o sistema socialista.
"Nosso país está em uma situação difícil. Certamente a mais difícil que já vivemos no século 21", disse Ortega em uma entrevista publicada na revista católica Palabra Nueva.
De acordo com o cardeal, a crise econômica global, o embargo dos EUA, os recentes furacões todos tiveram um impacto na ilha, que estaria sofrendo a pior situação econômica desde a crise que se seguiu ao colapso da União Soviética.
Ortega disse ainda que há um consenso nacional de que o governo precisa fazer mudanças "rapidamente".
"Eu acho que esse sentimento se tornou uma forma de consenso nacional e o atraso das mudanças está produzindo impaciência e desconforto entre a população", afirmou.
Presos políticos
O governo de Cuba vem sendo pressionado a libertar cerca de 200 dissidentes políticos, especialmente depois da morte do preso político Orlando Zapata e das recentes agressões ao grupo Damas de Branco, que reúne mães e mulheres de dissidentes presos.
O cardeal, de 73 anos, afirmou ainda que as pessoas estão falando abertamente sobre as deficiências do sistema socialista em Cuba, classificando o governo como "uma burocracia ao estilo stalinista que produz trabalhadores apáticos e baixa produtividade".
De acordo correspondente da BBC em Havana, Michael Voss, essa não é a primeira vez que Ortega comenta publicamente os eventos recentes do país. Mas, segundo ele, o cardeal ainda não havia sido tão direto como na entrevista ao Palabra Nueva.
Matéria editada pelo RA.
2 Comments:
Cuba é um país atrasado devido ao sistema socialista.
Eles remam contra a maré num mundo onde a correntesa é forte e impiedosa.
Comprar briga com os EUA é estar fadado ao fracasso. E quem paga a conta é o povo, porque os estadistas, vivem em belos palacetes, bebendo bom vinho e fumando o melhor charuto cubano.
É, Rodrigo, só que agora os irmãos Castro lutam contra um inimigo muito mais poderoso do que os EUA: a internet, que, através de blogs e tuítes, está mostrando o mundo real aos cubanos, um mundo imensamente maior, mais livre e democrático do que a ilha onde estão confinados há tantos anos.
Acho que vem aí uma nova revolução cubana, com computadores no lugar de fuzis e metralhadoras.
Postar um comentário
<< Home