RA completa 13 anos no AR

domingo, 16 de maio de 2010

'Sou radicalmente contra a morte'


Woody Allen falou ontem aos jornalistas em Cannes


O cineasta entre as atrizes Lucy Punch e Naomi Watts


Anthony Hopkins e Naomi Watts numa cena do novo filme

Do UOL Cinema

A morte virou um dos grandes temas deste início de festival em Cannes. Depois do português Manoel de Oliveira e sua história de fantasma em "O Estranho Caso de Angélica", veio a cópia restaurada do "Leopardo" (1963), de Visconti, sobre o fim de um príncipe e de toda uma era. Ontem, foi a vez de Woody Allen com seu novo filme, "You Will Meet a Tall Dark Stranger" ("Você vai encontrar um moreno alto", em tradução livre), rodado em Londres e com uma constelação no elenco: Anthony Hopkins, Naomi Watts, Antonio Banderas, Josh Brolin e Frieda Pinto (a mocinha indiana de "Quem Quer Ser um Milionário?").

Esse estranho do título é ambíguo: pode ser um moreno alto, bonito e sensual (o encontro com o amor) ou aquele senhor da foice que ninguém quer encontrar (a morte). Na coletiva de imprensa, o UOL Cinema perguntou a Allen: como anda sua relação com a morte? Ele lançou uma de suas grandes tiradas: "Minha relação com a morte continua a mesma: sou radicalmente contra", respondeu, arrancando risos e aplausos. Gostaria de chegar aos 101 anos, como Manoel (de Oliveira)? "Não, de jeito nenhum. Pelo menos não babando e doente num hospital. Mas se for para chegar como Manoel, cheio de saúde, claro que sim".

Não envelheçam

Hoje com 74 anos, Allen não esconde de ninguém que odeia a velhice – durante a entrevista, ele não conseguia se lembrar de alguns nomes de personagens e atores com quem trabalhou em outros filmes e culpou-a pela perda da memória. "Envelhecer é um péssimo negócio. Você não fica mais sábio, nem mais amável, nada. Aconselho vocês a não fazerem isso", brincou. "É muito melhor ser jovem e conquistar a garota. Vocês não sabem como é frustrante fazer todos esses filmes com Scarlet Johansson e Naomi Watts e não poder beijá-las. Os atores olham pra trás das câmeras e comentam: tá vendo aquele velhinho ali? É o diretor."

Assim como em "Poderosa Afrodite" e "Tudo Pode Dar Certo", em cartaz no Brasil, "You Will Meet a Tall Dark Stranger" traz um homem de mais de 60 (Anthony Hopkins) que se apaixona por uma moça bem mais jovem, uma garota de programa (Lucy Punch). Sua ex-mulher (Gemma Jones) consulta o tempo todo uma clarividente que lhe diz coisas sobre o futuro. A filha (Naomi Watts) vive um casamento instável com um escritor frustrado (Josh Brolin) e começa a se envolver com seu chefe, um marchand de arte (Antonio Banderas).

Filme-terapia

Naomi Watts arrumou uma boa maneira de dizer que aprendeu muito com Woody Allen no set: "Eu deveria ter pagado você por ter sido meu terapeuta durante esse trabalho", disse a ele.

Josh Brolin já havia feito uma participação em "Melinda e Melinda", mas Allen decidiu chamá-lo de novo depois de vê-lo como George W. Bush em "W", que o diretor considera uma das melhores performances que já viu no cinema. "Woody não fala muito no set, e isso pode ser assustador. Uma expressão de decepção no rosto dele e já ficamos aterrorizados. Acho que preferia que ele gritasse comigo", brincou.

Nesse novo trabalho, todos os elementos da filmografia de Woody Allen - o medo da morte, o plágio de uma obra, os casais que se juntam e se separam, um toque de misticismo ou magia – estão presentes, condensados de uma nova maneira, mas sempre interessantes.

Share

2 Comments:

At 16/5/10 18:36, Blogger Godrius said...

E por falar em morte, hoje, infelizmente, faleceu o Ronnie Dio, ex-vocal do Black Sabbath.

Uma verdadeira pena.


http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/05/16/dia-de-luto-para-heavy-metal-ronnie-james-dio-morre-de-cancer-aos-67-anos-916594974.asp


Obs: A matéria do site do O Globo faz referência a um site chamado Blabbermouth.com, que na verdade é um site de pornografia. O correto seria fazer referência ao site Blabbermouth.net, que é da gravadora Road Runner.

 
At 16/5/10 21:06, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Pois é, Rodrigo, coincidentemente, eu estava lendo sobre isso no G1antes de vir para cá.

Parece que ele estava lutando contra um câncer já há algum tempo. Mesmo assim, é uma pena morrer tão jovem (Mick Jagger e Paul McCartney devem ter a mesma idade dele e continuam em plena forma).

Enfim, quando o "moreno alto" do filme do Woody Allen bate à nossa porta, não há como escapar.

Abração e muita saúde!

 

Postar um comentário

<< Home