RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Hyundai pode instalar fábrica em Resende

Do Monitor Mercantil

Fontes empresariais e técnicos do governo fluminense revelam que um acordo informal já foi estabelecido com os coreanos, de modo que a gigante Hyundai poderá anunciar o Rio de Janeiro como o ponto de instalação de sua fábrica no Brasil.

Com investimento estimado em US$ 500 milhões, o valor total poderá superar US$ 1 bilhão, com a vinda de produtores de peças fornecedores do grupo.

Essa seria a terceira montadora do Rio, estado que deu início à indústria nos anos 50, com a Fábrica Nacional de Motores. Hoje, o Rio abriga a Peugeot Citroen, em Porto Real, e a MAN (ex-Volkswagen Caminhões), em Resende.

A Hyundai ainda não firmou posição por uma cidade, mas as conversas giram em torno de Resende e Itatiaia - esta última abriga o complexo da Michelin Pneus.

Outros estados têm oferecido vantagens à empresa coreana, mas os dirigentes fluminenses acreditam que suas negociações estejam mais adiantadas.

De acordo com as fontes empresariais e governamentais, a Hyundai concordou com condições e incentivos oferecidos pelo governo fluminense, mas exigiu extensão de benefícios aos fabricantes de peças que deverão acompanhar a fábrica-mãe, o que obrigou o Governo do Rio a fazer um longo estudo sobre o setor, para evitar problemas com empresas já instaladas.

Uma preocupação, levantada durante as negociações, foi a situação da Rodovia Presidente Dutra, que tem trechos, como a descida da Serra das Araras que dificultariam o movimento de peças e carros prontos entre a fábrica e o porto de Itaguaí.

Esse trecho da Nova Dutra, empresa do grupo CCR, foi recentemente chamado de "um crime contra o Rio" pelo secretário fluminense de Indústria e Comércio, Júlio Bueno. Pelo local, o trânsito de caminhões e carretas é problemático.


Matéria enviada por Weber Pessoa e editada pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home