Bob Dylan expõe 'The Brazil Series' na Dinamarca
Desde os anos 1960, Bob Dylan vem se dedicando à pintura, uma outra faceta do artista que nem todo fã conhece. Por isso, muitos ficaram surpresos com a notícia de que, desde ontem (dia 4), 40 pinturas em acrílico e oito desenhos do bardo americano estão expostos em um conceituado museu da Dinamarca, o Statens Museum for Kunst.
A mostra - que vai até o dia 30 de janeiro do ano que vem - foi batizada de "The Brazil Series", por conter telas pintadas durante as diversas visitas de Bob Dylan ao Brasil. No entanto, o único quadro que retrata claramente uma paisagem brasileira é "Favela Villa Broncos" (acima).
Também tem um outro trabalho, "Bahia", que, à primeira vista, confunde o olhar. Não fosse o nome, poderia ser em qualquer parte do mundo. Os outros, definitivamente não têm nada a ver com o Brasil (confira aqui).
Atualização do RA: O Portal G1 publicou hoje uma matéria sobre a exposição do grande Bob na Dinamarca, ressaltando que os críticos, de maneira geral, não gostaram dos quadros. Um deles teria dito que Dylan não passa de um pintor de fim de semana e que os quadros só estão no museu graças à sua fama de compositor musical.
Pode até ser, mas é bom lembrar que Bob Dylan nunca teve a pretensão de ser reconhecido como um pintor. Sobre isso, ele já disse várias vezes que a pintura é apenas um passatempo durante as viagens, uma forma de preencher o tempo ocioso nos hotéis, entre um show e outro. E o grande responsável pela "The Brazil Series" é o próprio Statens Museum for Kunst, que insistiu muito para que Bob aceitasse o convite dos organizadores da mostra.
Finalmente, parece que - ao contrário do que afirmei no início desse post -, existem outras telas que retratam cenas brasileiras na mostra, além de "Favela Villa Broncos" e "Bahia". Abaixo, vemos uma outra favela - "Favela Villa Candido" - que, apesar do nome provavelmente mexicano, também tem tudo a ver com o Brasil.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home