RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Um novo nome para a avenida Nova Resende

Depois de uma longa e radical reforma, a avenida Nova Resende, em Campos Elíseos, entra na fase final das obras iniciadas em maio de 2010.

E já existe uma grande torcida para que na solenidade de inauguração - ainda sem data marcada - seja anunciado um novo nome para a avenida, que é uma das poucas vias da região central de Resende não batizadas com nomes de personalidades.

No início de abril, o vereador Luiz Fernando Pedra (PV) sugeriu à Câmara de Vereadores o nome do comerciante, poeta e cidadão resendense Elias Atta, falecido em 2007, aos 90 anos de idade.

A proposta, já aprovada pela câmara, foi encaminhada ao prefeito José Rechuan para análise. Uma consulta prévia aos moradores da avenida (ou do bairro), em forma de votação ou abaixo-assinado, também poderá ser feita.

O candidato a homenageado Elias Atta herdou do pai Atta Miguel - um imigrante sírio que ganhava a vida, no início do século 20, vendendo miudezas nos cafezais de Resende - o tino comercial que o levaria, anos mais tarde, a ser conhecido como o "médico das canetas".


Revendedor das famosas canetas Parker, Elias Atta se especializou no delicado ofício de repará-las, garantindo, de certa forma, "vida eterna" aos produtos adquiridos em sua loja. Daí, a alcunha de "médico" que jamais o abandonou.

Paralelo aos afazeres de comerciante, Elias também se dedicou na juventude aos exercícios físicos, em particular, à natação e à canoagem, praticadas no rio Paraíba do Sul, que passava literalmente no quintal da sua casa em Campos Elíseos.


A antiga casa continua hoje praticamente a mesma por detrás das fachadas de três lojas do Calçadão. Já o quintal foi interrompido primeiro pela avenida Nova Resende (obra do prefeito Aarão Soares da Rocha nos anos 1970) e, mais recentemente, pela construção do edifício Solar do Vale (foto acima).

Portanto, a Nova Resende sempre esteve ligada à vida de Elias Atta, muito antes de se tornar um projeto de avenida. No fundo do quintal, um tronco de árvore servia de trampolim para as águas ainda límpidas do rio Paraíba do Sul.


Com o passar do tempo, a fase atlética foi cedendo lugar à veia poética de Elias Atta, que sempre teve em Resende a sua musa inspiradora. Ele dedicou à cidade onde nasceu - e viveu os 90 anos de sua vida - centenas de poemas exaltando as belezas naturais que o fascinavam.

Muitos desses poemas foram publicados semanalmente na primeira página do Jornal de Resende, que circulou nas décadas de 1970 e 1980. Na edição especial do aniversário de 187 anos da cidade, o jornal destacou uma pequena obra-prima que comprova o amor do poeta pela eterna musa. Um amor tão grande que merece, por si só, todas as homenagens.


Montagem do RA

E você, leitor(a), o que acha do projeto de mudança do nome da avenida Nova Resende? Considera válida essa homenagem a Elias Atta ou, a seu ver, outros nomes também deveriam ser analisados? Deixe a sua opinião nos comentários.

Publicado no Resende Afora.

Share

81 Comments:

At 25/4/11 06:19, Blogger Weber said...

Gostei muito da biografia desse senhor. Estou completamente de acordo com a mudança do nome.

 
At 25/4/11 08:57, Anonymous Anônimo said...

Também gostei da biografia e estou completamente de acordo. Sugiro ainda mais, uma estátua em bronze de Elias em seu tronco trapolim, no novo calçadão exatamente onde o tronco ficava, conforme a foto. Resende precisa de estátuas de seus filhos ilustres, poetas e heróis. Semelhante a de Drumond de Andrade e Dorival Caymmi no calçadão de Copacabana e Bardot na orla Bardot em Búzios.

 
At 25/4/11 15:08, Anonymous Anônimo said...

O nome da avenida não deveria ser mudado, existem muitas ruas em resende sem nome, o que deveria ser feito é exaltar o nome da avenida NOVA RESENDE vislumbrando o que há de vir em breve em termos de crescimento para Resende. Nova Resende reformada deveria ser o marco de novos tempos para resende.

 
At 25/4/11 20:20, Blogger Celso Dutra said...

Sabe... os comentários sobre o seu Elias são pouco diante do amor que ele tinha por nossa Resende. Eu era um fã dele, tanto que na revista que fiz por ocasião dos 200 anos de Resende, fiz questão de incluir um pequeno texto dele.

Mas, também penso que o nome 'Nova Resende' deve ser preservado. Esse nome sempre será um símbolo do renascer e do ressurgir.

Sugiro que o novo 'Calçadão' da avenida ganhe o nome do nosso e sempre amigo...Elias Atta. E,sim, termos uma estátua 'a la Drummond' em sua homenagem.

 
At 26/4/11 10:29, Blogger Partido Verde - Resende - RJ said...

Acho que a sugestão é perfeita: Nova Resende não diz absolutamente nada e não trás qq tipo de homenagem aos nossos ilustres precursores. Precisamos aprender a valorizar a "prata da casa", Resende tem o péssimo costume de esquecer seus filhos na hora de batizar suas ruas. Vi muitos exemplos do que falo, especialmente nos bairros mais recentes. Sr Elias Atta era uma figura ímpar.... de um amor desmedido por Resende, verbalizado em todas as oportunidades que tinha... sujeito decente, família decente...um orgulho... um exemplo... sempre!

 
At 26/4/11 10:37, Blogger Partido Verde - Resende - RJ said...

Vou mais além: espero que o prefeito aceite a sugestão da Câmara e não repita o que foi feito com o nosso querido José Sarkis, que teve o seu nome aprovado por lei para batizar o calçadão de Campos Elíseos e nunca mereceu uma placa.
Esse, outro cidadão que teve sua vida dedicada à família, aos amigos e, especialmente, à Resende.
Lei apresentada, aprovada e nunca respeitada.
FMenandro

 
At 26/4/11 13:20, Anonymous Anônimo said...

Imaginem se a avenida Atlântica de Copacabana se chamasse Barata Ribeiro ou Toneleiro, seria bem menos charmosa, concordam?
Uma avenida importante deve evocar, caso tenha, caracteristicas relevantes do local ou da cidade. A atual Avenida Nova Resende é uma das mais charmosas de nossa amada cidade e é de onde tem-se uma das mais belas vistas e mira-se o principal cartão postal do centro. Que tal torna-la ainda mais charmosa, rebatizando-a com um nome que reflita sua beleza?
Concordo que Resende precisa também evocar seu desenvolvimento com o nome "Nova Resende", mas noutro lugar. Que tal uma avenida grande, numa área de expansão. Pensei na Av Francisco Fortes, visto que ele já empresta seu nome ao parque das exposições. A grandiosidade daquela avenida sim, reflete nosso crescimento. Ela sim, serviria para ser a "Nova Resende".
Chamaria muito mais atenção para aquela avenida e para o crescimento de Resende, inclusive de investidores. É preciso recriar uma nova avenida Nova Resende, a altura do desenvolvimento que vivemos hoje, a atual pode ter sido, mais não reflete mais o crescimento de Resende. Quanto ao saudoso Elias Atta, merece sim ser homenageado, amo quem ama Resende. Porém como a avenida que melhor caberia seu nome tem outra vocação, que tal homenagea-lo com uma estátua "a la Drumond", no novo calçadão onde era seu quintal?

 
At 26/4/11 13:27, Anonymous Elias Hallack Atta said...

Caro Otacílio,

Em primeiro lugar, muito obrigado pelo carinho relacionado ao meu pai. Obviamente, sou suspeito em apoiar a mudança no nome da Nova Resende. Porém, não posso de deixar registrado o meu testemunho. Meu pai era uma pessoa ímpar, dessas que já chegam prontas e que não são "moldadas" ao longo da vida. Nascido em Resende em 1916, amou essa cidade desde a sua infância. Passou boa parte da sua juventude no Paraíba do Sul, nadando,remando, vivendo... Como um dos primeiros comerciantes de Resende, asistiu a todo o progresso da cidade que lentamente crescia. Viu a construção da Ponte Velha, a chegada da luz, a urbanização lenta e gradativa da sua terra natal. Muito querido, não era incomum ser procurado pelos amigos para um "dedo de prosa" na loja da Albino de Almeida (infelizmente, hoje conhecida apenas como "calçadão de Resende"). Sempre cortês, pronto a dar um conselho ou a contar um "causo". Bom, se me perguntarem o que ele fez por Resende, posso responder sem hesitar... Ele amou Resende. Qual é o único e maior presente que podemos dar para os outros senão o nosso amor? Esse amor era exaltado em cada uma de suas poesias, em cada um dos poentes que tingiam as tardes da cidade que ele amou. A memória da cidade deve ser preversada, para que aqueles que aqui chegam possam encontrar exemplos de pessoas que consideram Resende não apenas uma cidade, mas sim uma "doce princesa".
Um abraço fraterno,
Elias Hallack Atta.

 
At 26/4/11 14:36, Anonymous Amilcar João Klein said...

A iniciativa é perfeitamente justa. Esta homenagem em tributo a um cidadâo, que viveu intensamente nesta cidade, é uma reverência perfeitamente plausível no contexto atual. Veremos uma avenida nova, moderna, bonita com o nome de um resendense que cantou em prosa e versos os seus encantos e que ajudou a construir a história deste Município.
Amilcar João Klein

 
At 26/4/11 15:32, Anonymous Regina Lúcia Hallack Atta said...

É muito difícil para mim, como filha, deixar “passar em branco” uma enquete deste porte, sem expressar a minha opinião. Mas, gostaria de deixar registrado, que neste momento eu falo na categoria de cidadã Resendense, e fã deste inenarrável poeta, que foi, é e sempre será Elias Atta. Ele e Resende viveram uma verdadeira história de amor, que ficou registrada em cada uma de suas poesias, em cada conversa informal com conhecidos, fregueses e amigos, em cada fotografia que mostrava um pedacinho desta cidade, e em cada reportagem que homenageava a “Princesinha do Vale”. Enfim, acho que nada mais justo do que a rua que ele nasceu e viveu toda a sua vida receber o seu nome, pois toda historia é feita de passado, presente e futuro. E, sem dúvida nenhuma Resende teve um passado repleto de amor.
Regina Lúcia Hallack Atta

 
At 26/4/11 17:03, Blogger Unknown said...

ACHO QUE DEVEM MUDAR SIM.
ALÉM DE ÍNTEGRO E AMAR RESENDE ESTE SENHOR DEIXOU DE HERANÇA PRA NÓS UMA DAS FIGURAS MAIS BELAS POR DENTRO E POR FORA QUE ENFEITA E ALEGRA A CIDADE COM SUA SIMPATIA E BOM CORAÇÃO. A SUA FILHA, ELIANE HALLACK!
ANDRÉA DE AVELLAR.

 
At 26/4/11 17:40, Anonymous Hélder Câmara said...

Como nos ensina a Sabedoria Arcana da Numerologia o nome expressa a Natureza Essencial, o Propósito do Ser. O nome é o símbolo, aquilo que nos remete ao invisível e, paradoxalmente, ao inefável, inominável. Essa linda avenida só pode ter o nome de tão lindo ser...Elias Atta!

 
At 26/4/11 20:00, Anonymous Fabio Brunelli said...

Lembro-me com saudades do seu Elias Atta. Que homenagem linda!

 
At 26/4/11 20:47, Anonymous Anônimo said...

sem duvidas elias atta merece essa homenagem, é um exemplo a seguir

 
At 26/4/11 20:48, Anonymous Anônimo said...

a familia atta merece sim, e Resende tambem merece um nome melhor para uma rua..

 
At 26/4/11 20:49, Anonymous Anônimo said...

esse projeto é maravilhoso, Sr elias foi uma pessoa com um carater indescritivel.

 
At 26/4/11 23:38, Blogger Gabriel said...

Eu acho mais que justo o Sr. Elias ser homenageado; não só por ser uma pessoa conhecida, mas uma pessoa cuja idoneidade, dedicação e contribuição para a cidade foi enorme.
Muitos que o conheceram fazem questão de ressaltar o brio, a dedicação e o amor de tal homem pelo que fazia e pela cidade.
Homenagem justa e mais que merecida.
Quanto a comentários contrarios, cada um deve sim expressar suas opiniões, salve a democracia, direito adquirido a custa de muito sangue, mas é necessário analisar a contribuição, dedicação e reconhecimento de uma massa para que tal fato se concretize e todos os predicados chegam ao Sr. Elias.

 
At 27/4/11 00:15, Anonymous Jaqueline M Pinto said...

Eu também acho que a avenida merece um novo nome! E pelo que que li nos textos acima e na enquete o sr Elias é a pessoa mais indicada para receber essa homenagem.

 
At 27/4/11 01:33, Anonymous Anônimo said...

Parabéns Sr.ELIAS ATTA pelo amor e pela vida dedicada a Resende. É mais do que merecido ser lembrado e eternizado. E parabéns Vereador PEDRA pela sensibilidade e iniciativa em prestar esta linda homenagem. Parabéns dupla!!!!

 
At 27/4/11 10:30, Anonymous Marjorie said...

Este texto, sem dúvidas, mostra que o Sr. Elias Atta é a melhor pessoa para ser homenageado, tendo seu nome na Avenida.
Nada mais justo que retribuir todo o carinho que ele dedicou à cidade e ao lugar onde morou,com essa pequena homenagem que vai ficar marcada para sempre a todo cidadão que passar pela cidade.
Devemos valorizar aqueles que contribuíram para a construção de uma melhor Resende e deixaram em suas terras as marcas de uma história repleta de amor e cidadania!

 
At 27/4/11 11:12, Anonymous Leonardo Fonseca said...

Elias Atta merece toda homenagem, Poeta apaixonado por Resende.. Exemplo de Cidadão que Resende precisa resgatar.
A Ele todo carinho dos Resendense e o nosso muito obrigado por anos e anos amor incondicional.

 
At 27/4/11 13:32, Anonymous José Eduardo Bruno said...

Concordo plenamente com a mudança do nome da avenida, para `Elias Atta´, pois seria uma justa e merecida homenagem a este conterrâneo que tanto amou Resende e em especial o Rio Paraíba, que esta avenida margeia...!

PS: Uma estátua dele,em cima do tronco da árvore, seria a complementação dessa homenagem...!

José Eduardo Bruno SP, 27/04/11

 
At 27/4/11 13:45, Anonymous Anônimo said...

Concordo com a mudança do nome da avenida, já que o Sr. Elias foi um personagem tão marcante e tão ilustre na história dessa cidade.
Sua vida sempre foi ligada a Resende, e aliás, quantos de nós tivemos o privilégio de ver o rio Paraíba do Sul limpo?
Esta homenagem é de extremo merecimento.

 
At 27/4/11 14:58, Anonymous Fabiana Porto said...

Morei durante alguns anos em Resende e tenho como referência do Calçadão, a Loja de Presentes da Família Atta.
Acho muito justa a homenagem ao Senhor Elias Atta, pois mais do que um cidadão resendense, o mesmo demosntrava sua paixão pela cidade em seus versos.
Ainda tenho como sugestão, colocar no calçadão, estrofes das poesias que mais enaltecem a cidade, dando um ar poético e encantador ao centro da cidade.

 
At 27/4/11 20:39, Blogger Tiago Gomes said...

Eu apoio totalmente! Seu Elias fez parte da minha infancia como a de muita gente concertando as canetas e mostrando outras. É uma figura importante na História de REsende e de todos que conviveram com ele.

 
At 27/4/11 21:15, Anonymous Roberta said...

Concordo plenamente com a indicação do imigrante sírio Elias Atta, por seus feitos, carisma e pela sua paixão por Resende como dito em um de seus poemas. Afinal não é difícil não se apaixonar pr Resende, não é mesmo?

 
At 27/4/11 21:17, Anonymous Célia said...

Achei uma ótima idéia esta homenagem à Elias Atta, afinal este espaço (avenida) é uma extensão do ser poético Elias.

 
At 27/4/11 22:41, Anonymous Elaine Rosa said...

Acho que será uma homenagem e tanto, até porque eu conheci o Sr. Elias e ele era um homem simples e de fala mansa, sempre com uma caneta na mão.

 
At 27/4/11 23:46, Anonymous Rose N'Diaye said...

Acho a Homenagem justa e merecida, parabéns pela iniciativa!!!

 
At 27/4/11 23:46, Blogger Por aí said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 28/4/11 00:11, Blogger Nádia Dantas said...

A lembrança que tenho do Sr. Elias Atta é a do poeta.
O poeta apaixonado por Resende.
É uma justa homenagem a este homem que amava esta cidade e para ela fez poesia.

“Resende... Risonha e bela, debruçada na janela...Esplende e sonha.”

Concordo plenamente com a mudança do nome.
Avenida Elias Atta. Linda homenagem!

 
At 28/4/11 10:41, Blogger No ar Blog said...

Acho justa uma homenagem ao Seu Elias, um poeta magnífico e um filho amoroso de Resende.Quanto a popssivel troca de nome daAvenida Nova Resende inicialmente sou dos que partilham o desejo de homenagear um educador, homem de princípios que chegou em Resende nos anos 80 e dedicou-se a criação do Colégio Batista na cidade.Seu nome: Jenecy Jardim Farizel, recentemente falecido.Jenecy recebeu título de Professor Emérito de Resende em 1997.

 
At 29/4/11 08:32, Anonymous Alexandre Lacerda said...

Quem conheceu Elias Atta sabe que esta homenagem é apenas parte do que ele merece.
Alma inigualável.

Av. Elias Atta

 
At 29/4/11 22:27, Anonymous Karlos Henrique Pimenta da Silva said...

"Ainda que eu falasse a lingua dos homens, e falasse a lingua dos anjos, sem amor eu nada seria".
E foi com esse amor incondicional por Resende, que o Sr. Elias Atta se tornou parte da história de Resende. Vou adorar a mudança do nome, a avenida inspira poesia e lembra o nosso doce e saudoso poeta Elias Atta. Foi por isso com certeza, que o projeto foi aprovado na camara dos vereadores por unanimidade.

 
At 30/4/11 19:59, Blogger Celso Dutra said...

Caros amigos resendenses!

Guardei um comentário sobre um tema paralelo ao da mudança de nome da Avenida Nova Resende para o nome do inigualável Elias Atta.

Refiro-me ao belíssimo trabalho do Tom Kneip e do prefeito Rechuan. Eles fizeram brotar, mesmo contra muitas opiniões contrárias, uma linda, moderna e aconchegante avenida.

A avenida deixou de ser apenas uma passagem para se tornar um novo cartão postal da cidade. As próprias fotos do mestre Otacílio já demonstram isso.

A coragem e determinação dos dois deve ser reconhecida por todos.

PARABÉNS !!!

 
At 1/5/11 03:00, Blogger Norival R. Duarte said...

Hoje já é 1º de Maio. Já mudaram o nome da Av. Nova Resende para Avenida Elias Atta?

 
At 2/5/11 11:07, Blogger Unknown said...

Quando deparei-me com os relatos históricos sobre Elias Atta,avistei um indivíduo
que incansavelmente buscou caminhos para chegar ao ponto mais elevado da
evolução de seus atributos morais,intelectuais e físicos.
Que esta homenagem seja um marco para todos que ainda
se preocupam com os mais profundos valores da humanidade
e que a vida seja sempre lembrada pelas atitudes que foram gravadas,
no tempo e no espaço, com as mãos límpidas de homens
feitos de honra e sabedoria,capazes de modificar ,para melhor,
a vida do mundo,do país, da cidade, da família
e de si próprio.

 
At 2/5/11 19:34, Anonymous Elenice Miranda said...

Será uma linda,justa e merecida homenagem a este grande homem.
Tive o prazer em conhecê-lo... figura doce, gentil e amável. Resende era a sua grande história de amor. Vamos retribuir este amor!

 
At 3/5/11 11:06, Anonymous victor marassi said...

Tive a maravilhosa oportunidade de conviver com esse cidadão exemplar e pude ver em seus olhos sinceros e sábios o amor por sua cidade, expresso em poesias lindíssimas que mostram toda a beleza de Resende. Mais que uma justa homenagem, batizar essa nova avenida com seu nome é uma forma de perpetuar e apresentar aos mais jovens a real grandeza de ser um homem de caráter, de alma pura e de grande coração e sabedoria! Obrigado Sr. Elias Atta por ter tornado essa cidade melhor e mais poética!

 
At 3/5/11 17:04, Blogger ...Cantinho Feliz... said...

Nasci em Resende, e conheci pessoalmente o Sr Elias Atta, concordo sim, que o nome da avenida seja uma homenagem a ele.

 
At 3/5/11 17:07, Blogger ...Cantinho Feliz... said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 3/5/11 17:11, Anonymous Yaçane said...

Concordo com a mudança do nome.

 
At 3/5/11 17:28, Anonymous Maria de Lourdes said...

CONCORDO PLENAMENTE EM TROCAR O NOME DA AVENIDA PARA AVENIDA ELIAS ATTA. QUEM CONHECEU SR. ELIAS, SABE QUE É MERECEDOR DE TAL HOMENAGEM, POIS AMAVA RESENDE DE CORAÇÃO

 
At 3/5/11 17:57, Anonymous Muna Haddad said...

Como moradora da Avenida Nova Resende e conhecendo o Sr. Elias Atta e família desde a minha infância, acho que essa homenagem será muito bem vinda. Além de ter sido uma pessoa muito íntegra e querida por todos, ele amava esta cidade, tanto que fez inúmeras poesias, expressando seu amor por Resende. Se for concretizado será uma homenagem muito justa.

 
At 3/5/11 19:07, Anonymous Lúcia Pires said...

Quantos resendenses já mergulharam nas águas do Rio Paraíba?
Você já mergulhou?
Moro aqui há 43 anos e confesso que nunca fiz isso.
Mergulher no Paraíba...só por isso já acho a homenagem muito justa, mas além disso ele foi um pai de família exemplar. Esposo dedicado que soube respeitar sua família. Precisamos de resendenses assim...sim...com certeza ele foi e continua sendo um exemplo para todos nós.
Que homenagem maravilhosa...parabéns aos que tiveram essa idéia, não vejo a hora de vê-la concretizada!

 
At 3/5/11 20:02, Anonymous Pedro Paulo said...

Li e gostei muito do que foi escrito na matéria. Acho válido e apoio fortemente a idéia de que o nome da avenida passe a se chamar Elias Atta.
Nada mais justo do que uma avenida de tamanha importância receber o nome de uma pessoa igualmente importante para muitos nessa cidade.
Foi com certeza um cidadão único e que marcou a vida de muitas pessoas.
Apoiadíssimo!

 
At 6/5/11 00:28, Anonymous Cláudio Seixas said...

Bem, estou de pleno acordo quanto a mudança de nome desta importante e bela Avenida ribeirinha e agora rejuvenescida com seus belos e imponentes mastros inclinados de Av Nova Resende para o nome do nosso filho resendense Av Elias Atta. Eu, como tendo sido acolhido por esta cidade ícone sulfluminense, de pessoas não menos acolhedoras e tendo conhecido muito do patrimônio histórico local de Resende, sua história e de sua gente, é de extrema importãncia a valorização de um resendense tão querido e comprometido como foi o Sr Elias Atta para a comunidade. Agora seria um justo reconhecimento a um filho ilustre através desta homenagem numa importante via de nossa cidade e da nossa Campos Elíseos rumo ao seu apogeo.

 
At 6/5/11 08:45, Anonymous Anônimo said...

Creio que existem outras prioridades mais importantes que mudarem o nome da Av Nova Resende. Existem Instituições filantroficas que merecem mais atenção, pois realizam trabalho social e humanitário em prol da vida de seres humanos que necessitam de apoio emocional. E, que no momento a mesma está necessitando de um lugar para se instalar. Vamos ajudá-la e com isso, estaremos também quem sabe, ajudando alguém de nossa família? Pense bem!!

 
At 6/5/11 08:57, Anonymous Anônimo said...

Senhor Prefeito, Sr Presidente da Câmara Legislativa, Senhores Vereadores, é de suma importância os senhores olharem para uma instituição filantrófica e humanitária, que no momento está prestes à ficar sem acomodação para poder continuar com sua obra de apoio emocional às pessoas que dele precisam. Vamos ajudar essa instituição? Também somos Seres Humanos e temos que ser mais solidários com as pessoas carentes.

 
At 6/5/11 12:34, Anonymous Luis Cláudio Hermógenes said...

Conheci bem o sr. Elias Atta e considero mais do que justa esta homenagem, por sua total identificação com a Avenida Nova Resende. Afinal, foi ali que ele cresceu, tornou-se homem e, junto com sua família,se estabeleceu como um comerciante íntegro e respeitado por todos. E não é só. Elias Atta,artista irretocável no manuseio das letras, através de suas poesias imortalizou a cidade com versos que retratam muito bem o amor que sentia por Resende. Conhecido como o "Médico das Canetas", traçava com o coração suas preciosas linhas.
E aproveito aqui a oportunidade para prestar minha solidariedade à família Farizel, que tem na figura do nosso eterno Pastor Genecy, um exemplo igualmente digno de homenagens. E que elas sejam à altura de sua importância para esta cidade.

 
At 6/5/11 13:43, Anonymous Danielle said...

Essa mudança será uma bela homenagem aos imigrantes que amam essa cidade.

 
At 6/5/11 13:54, Anonymous Anônimo said...

De acordo com a sua biografia, a mudança seria justa .

 
At 6/5/11 14:55, Anonymous Eduardo Sarkis said...

Como cidadão resendense apoio a mudança do nome da avenida Nova Resende para o nome do Sr. Elias Atta, tendo em vista que ele era um cidadão que deu segmento as raízes fincadas por seu pai, o comerciante Atta Miguel.
Elias Atta, homem digno, nobre, de um caráter indiscutível e que demonstrou um amor muito grande por Resende, amor esse que ficou documentado através de suas inúmeras poesias.

Eduardo Sarkis

 
At 6/5/11 15:28, Anonymous Anônimo said...

Acho digno que façam uma homenagem ao Sr. Elias Atta, mesmo não sabendo muito sobre a sua vida, pude perceber que ele teve sua grande importancia em Resende. Porém, na minha visão, a homenagem seria ainda mais bonita, se fosse para o Pastor Genecy Jardim Farizel, que se dedicou a criação do Colégio Batista em Resende e que pastoreou a primeira igreja batista de resende um longo tempo, que por acaso, se encontra na Avenida Nova Resende. Além da homenagem ser linda, a Familía Farizel está lutando por isso.

Luma Farizel

 
At 6/5/11 15:46, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 6/5/11 15:54, Anonymous Anônimo said...

Eu também quero deixar meu recado, aprovando a iniciativa de trocar o nome da Avenida Nova Resende para
o nome do Pastor Genecy Jardim Farizel, sendo que ele dedicou parte de sua vida a Igreja Batista que fica nesta Avenida.
Muito justa homenagem!!!
Ana Maria Sena

 
At 6/5/11 16:02, Anonymous Anônimo said...

O Pr. Genecy Farizel realmente merece! Parabéns a quem indicou o seu nome, é uma pena ele não estar mais conosco para receber essa homenagem pessoalmente.
Acredito que a Cidade de Resende vai
reconhecer uma pessoa que fez muito não só pela Cidade mais pelas pessoas que tiveram a oportunidade de conhece-lo.
Ana Germano

 
At 6/5/11 16:08, Anonymous Anônimo said...

Acho digno que façam uma homenagem ao Sr. Elias Atta, porém aprovo a iniciativa de trocar o nome da Avenida Nova Resende para
o nome do Pastor Genecy Jardim Farizel, sendo que ele dedicou parte de sua vida a Igreja Batista que fica nesta Avenida.
Monica Elaine

 
At 6/5/11 17:04, Anonymous Anônimo said...

Os Templos Evangélicos estão afim de homenagear o seu Pastor, acho justo, mas, pensemos com o coração, solidariedade e fraternidade com todas as pessoas que ainda estão vivas e precisam de nós. Colocar nome de pessoas mortas e ricas, já é Luxúria o que é pecado em todas as religiões.

 
At 6/5/11 22:11, Blogger Celso Dutra said...

Bem amigos, resendenses!

Como já disse, não sou favorável a troca de nomes de ruas, exceto em caso de duplicidade de nomes. Mas...vamos lá...

Não quero criar polêmica, mas acho que tanto o seu Elias Atta quanto o Pastor Genecy devem estar conversando assim:

Pastor: 'Ah...seu Elias, acho que estão brigando à toa. Eu também acho que a nossa Avenida Nova Resende deve ter seu nome..."

seu Elias: "O senhor, como sempre, é muito gentil e bondoso, Eu não tenho essa vaidade toda. Acho que o senhor é quem deve ganhar a homenagem. Estou satisfeito só com a lembrança"

Pastor: "O senhor me emociona...e eu, como sempre, já estou a chorar...sou um manteiga derretida. Ainda mais ao receber palavras tão doces e singelas do senhor".

seu Elias:"Que tal mandarmos uma mensagem para eles. Vamos dizer que não importa para nós essa desavença e discussão. Para nós, isso não importa e nem nos faz felizes".

Pastor: "Isso mesmo seu Elias. Vamos falar que ser nome de rua ou de uma praça, para nós não faz diferença O que queremos ver é que nossos exemplos de amor a nossa Resende e, principalmente, às pessoas, sejam tomados como regras do viver."

seu Elias: "Demorô...não é assim que os jovens dizem por lá?"

Pastor e seu Elias: "Não briguem por coisa tão banal. Queremos que se amem e que vivam em paz, como nós aqui estamos fazendo. Um beijo cheio de saudades...e parem com essa bobagem."
------

Vamos aos fatos:

Existe um projeto do Vereador Kiko para que a avenida tenha o nome do querido Pastor Genecy.

A proposta para que a mesma avenida ganhe o nome do 'tão querido quanto'..seu Elias, foi uma antiga indicação verbal do vereador Pedra feita em plenário. Não existiu o prosseguimento necessário para que a Indicação fosse levada adiante.

Regimentalmente a proposta do Kiko está correta e seu andamento seguiu o trâmite necessário.

Por fim...o mesmo vereador Kiko disse que apresentará proposta para que a praça (que está sendo construída na mesma avenida) ganhe o nome do seu Elias Atta. Creio que assim (e tenho certeza que os homenageados pensariam assim também) ficaríam dignamente homenageados.

 
At 7/5/11 00:23, Anonymous Taylor Ferreira said...

Vendo em conta a historia de ambos com nossa cidade, axo que nada mais justo colocar o nome da avenida de Elias Atta, até porque a família vive la até hoje. Seria um linda homenagem.

 
At 7/5/11 11:34, Blogger "Sei que nada sei..." said...

O nome indicado não poderia ser outro que: ATTA MIGUEL _ homem simples, inteligente, carinhoso, cuidadoso, calmo, atraente, sempre com um sorriso nos lábios, e eu, bem pequenina já era sererepe, ía correndo levar minhas canetas para o Dr.,o Médico das Canetas _ eu tinha canetas nas cores azul e vermelha _ até hoje conservo a minha de tinta azul, com uma orientação: "Muito cuidado menina, isto vale ouro"! _ Que seja eleito este nome_ ATTA MIGUEL _, para honrar quem muito amou Resende e muito fez por nossa cidade e nossos velhinhos!!!

 
At 7/5/11 17:23, Anonymous Anônimo said...

Os evangélicos querem o pastor, nada contra.
O prefeito apoia o pastor, afinal quantos mais votos melhor.
E os resendenses querem Elias Atta, filho ilustre que tantou amou Resende.
Sai dessa!!!

 
At 7/5/11 17:26, Anonymous Anônimo said...

Homenagem justa para uma pessoa que sempre teve uma palavra amiga a quem lhe procurasse.
Avenida Elias Atta, sem dúvida nenhuma!

 
At 7/5/11 17:31, Anonymous Anônimo said...

Faltou um detalhe, Celso Dutra é suspeito, pois frequenta a igreja batista.
Porque o pastor não pode ser homenageado em outro local? Tem que ser exatamente na rua onde um filho resendense nasceu e viveu 90 anos?

 
At 7/5/11 20:00, Blogger Celso Dutra said...

Você se engana, caro Anônimo.

Exatamente por 'frequentar' a igreja é que tenho compromissos com a lisura, a verdade e, principalmente, com a minha consciência.

E você não reparou no que eu disse. Por mim, podem colocar o nome do seu Elias na avenida. Ficaria feliz da mesma maneira...com toda a sinceridade. A família do pastor pensa assim também.

Não estou aqui para polemizar, e sim para propor um entendimento. Que ponham o nome do pastor Genecy na praça em frente a igreja e o do seu Elias na avenida. Não vamos introduzir assuntos religiosos ou políticos em algo que pode ser belo: uma homenagem dupla ao seu Elias e ao pastor Genecy.

 
At 7/5/11 21:22, Blogger Celso Dutra said...

Amigos,

Fiz um revista comemorativa dos 200 anos da criação da Vila de Resende e fiz questão absoluta que lá estivesse registrado para sempre uma das poesias do seu Elias.

Sobre uma foto da Serra de Itatiaia, de autoria do Otacílio Rodrigues, assim ficou:

"Doce anseio estremece o redondo e rosado seio da tarde que sonha.

Suspenso no azul intenso do céu imenso, o ouro do poente reacende...

Resende...minha sereia, sob o peso da graça e beleza...cambaleia" - Elias Atta

Pude ver nos seus olhos toda a sinceridade de alguém profundamente emocionado pelo meu simples gesto, de incluir na revista, um texto seu homenageando Resende. Também fiquei emocionado...fui pego de surpresa com a emoção dele. Até ganhamos canetas de presente, uma para mim e outra para a minha esposa, Adriana.

Por isso, sinto-me a vontade em propor, mais uma vez, que tratemos do assunto com muito respeito às famílias do seu Elias e do pastor Genecy.

O que importa é a homenagem... e não o tamanho dela.

 
At 8/5/11 00:08, Blogger Partido Verde - Resende - RJ said...

Fico muito a vontade para falar sobre esse assunto, afinal estive envolvido desde o primeiro momento:

- A proposta de mudança de nome da avenida Nova Resende surgiu de uma conversa minha com uma das filhas do Sr. Elias, em razão da aprovação de uma Lei de minha autoria - enquanto Vereador - que denominou JOSÉ SARQUIS (saudoso e querido resendense) o Calçadão de Campos Elíseos. Diga-se de passagem: Lei que nunca foi respeitada pela Prefeitura... O local permanece sem ao menos merecer uma mísera placa com o nome do homenageado;

- Levamos a proposta, há aproximadamente 02 anos, ao então Presidente da Câmara, Vereador Pedra, que apoiou e assumiu compromisso de apresentar a sugestão. Lembro-me bem, à época, não havia qualquer manifestação de obra ou mudança na Avenida;

- A informação que tenho é que a proposta foi apresentada na forma de "Indicação" ao Executivo, ou seja o vereador delegou ao prefeito a iniciativa de propor à Câmara a troca do nome. A Indicação é também um instrumento legal de se sugerir ações ao Executivo, entretanto não tem força de Lei, ficando, portanto, a critério do prefeito leva-la adiante e, tudo indica, é isso o que ocorreu: houve demora na apresentação da Indicação e o prefeito, ao recebe-la, não acatou... o que considero lamentável, apesar de entender que é seu direito!

- Surgiu agora, há poucos meses, a proposta de batiza-la com o nome do Pastor Jenecy (ou Genecy?), o que é tb perfeitamente louvável, pois trata-se de um forasteiro que adotou Resende e dedicou grande parte de sua vida às nossas vidas e à cidade... Isso relatado pelo meu pai, de 87 anos, e membro da 1ª Igreja Batista. Eu também já tive a oportunidade de testemunhar o carinho e a admiração das pessoas pelo Pastor.

O Sr. Elias Atta transpirava o amor à sua cidade... Eu tive a satisfação de presenciar!

Seu canto e encanto pelo Rio Paraíba foram imortalizados pela poesia. O "quintal de sua casa" - literalmente - foi a Avenida Nova Resende.

Entendo que - se os dois têm histórico de dedicação a Resende e a admiração da nossa gente - merecem ser eternizados na memória dos resendenses e homenageados com o batismo de um logradouro público.

Não entendo o constrangimento que estamos impondo às famílias desses queridos cidadãos. É um absurdo eles terem que "provar" que seu ente querido é maior ou fez mais por merecer do que o outro... ABSURDO!!!

Quanto à troca de nome da Av. Nova Resende - se os dois são merecedores - porque não se respeitar a cronologia da apresentação das propostas pelos vereadores, como fator determinante na escolha do nome?

Isso é possível de ser comprovado na Câmara e seria uma maneira coerente - sobretudo justa - de dar solução ao caso, sem melindres para o Prefeito e Vereadores e, especialmente, sem constranger ainda mais às famílias.

Fernando Menandro

 
At 8/5/11 18:31, Anonymous Anônimo said...

Concordo plenamente com o Menandro e faço dele as minhas palavras, até que enfim alguém sensato.
É um ABSURDO o que estão fazendo, inclusive simular diálogos entre os que não mais se encontram aqui, brincadeira de extremo mau gosto.
Como Menandro disse, o quintal da casa do Sr. Elias Atta, foi a avenida Nova Resende, portanto a avenida passa a levar o nome dele.
Quanto ao saudoso pastor, a homenagem pode se prestada em frente a Igreja Batista, nada mais justo.
Mas devemos respeitar a cronologia da apresentação, as devidas famílias (incluindo brincadeiras que devem ser descartadas)e a ordem natural dos fatores, como foi mencionado pelo Menandro.
Para que complicar o que pode ser totalmente descomplicado?

 
At 8/5/11 19:40, Blogger Celso Dutra said...

Sr. Anônimo II,

Absurdo foi o senhor não entender o que desejei transmitir. Caso mais alguém tenha entendido assim, peço desculpas. Não foi essa a minha intenção.

O que 'tentei' dizer é que ambos abririam mão de uma homenagem se soubessem que haveria essa polêmica. Isso eu posso dizer, sem medo de errar.

Outra informação, ninguém da família do pastor ou da igreja fez qualquer pedido solicitando troca de nome de rua ou coisa assim. O que foi passado é que uma praça que ficaria em frente a igreja (que completa 70 anos de Resende em julho) iria ganhar o nome do pastor. E assim pode continuar. A família não irá se opor, nem a igreja ...e nem ninguém.

Que seja como o Menandro opinou: a avenida com o nome do seu Elias e a praça (se assim ainda desejarem) com o nome do pastor Genecy (com G e com Y).

Gostaria até de uma reinauguração onde o competente Coral da PIB cantasse músicas em homenagem aos dois.

Mais uma vez, Anônimo II, não me queira mal, estou tentando acalmar os ânimos e achar uma solução que traga paz.

 
At 9/5/11 15:25, Anonymous Anônimo said...

Conheci pouco do Sr. Elias Atta, mas as poucas vezes que o vi em sua loja no calçadão estava sempre atencioso e dedicado a seus clientes. Pelas histórias aqui lidas e pelas outras que já ouvi acho muito justa esta homengem a ele. Afinal, a família teve um pedaço do quintal da sua casa tomado para criação desta avenida que hoje está com nova cara. Eu apoio a mudança do nome para Av. Elias Atta e acho que vai ficar mais importante ainda para a cidade.

Ana Paula Gomes

 
At 9/5/11 22:25, Blogger Unknown said...

Devemos apoiar essa idéia! Vamos homenagear um FILHO DE RESENDE que possui uma história linda. Eu apoio essa idéia!

 
At 11/5/11 17:00, Blogger Unknown said...

Homenagem carinhosa e justa ao Sr. Elias que tanto amou e exaltou a cidade de resende.

 
At 13/5/11 15:31, Anonymous Anônimo said...

Por ser resendense já merecia esta homenagem e além disso, sua rica biografia mais ainda o credencia para recebê-la.
O “médico das canetas” : qual de nós, na juventude não adquiriu ou ganhou uma de suas desejadas canetas Parker?
Quando já doente, muitas vezes o vi chegar à sua loja amparado por familiares. Nesta ocasião o calçadão parava para vê-lo caminhar demoradamente com seus passos agora lentos pela idade avançada. Ninguém buzinava porque todos reverenciavam a imagem que se repetira por decênios e que o tempo logo iria apagar.

Maria Fernanda

 
At 17/5/11 14:48, Anonymous Anônimo said...

Gente! vamos apoiar o Pastôr, pois essa turcaiada são uns exploradores, mamadores de chupêta de Resende e da Nação haja visto tantos nomes famosos na Justiça, na Política como Paulo Maluf, na Contrução Civil como Sérgio Naya e tantos outros ladrões e sanguessugas que não investem em nada pelo Brasil, só tomam de assalto na calada da noite. Nem sequer trocam uma têlha quebrada em pról do inquilino em suas casas de aluguel. E pra variar querem até nomes de ruas, só o que faltava.

 
At 17/5/11 15:01, Anonymous Anônimo said...

Esse comentário do Anônimo acima tem muito sentido sim, há necessidades de reflexões dos verdadeiros brasileiros como eu pq há séculos acolhemos tudo o que é tipo de tralha que vem de fora só pra ferrar mais o país em vez de trazer progressos, em Resende mesmo têm uns comerciantes antigos e conhecidos que são uns malas sem alça sob todos os aspectos o ano todo e no final do ano distribuem bolas e bonecas vagabundas aos pobres da Baixada da Olaria como "boa ação".

 
At 17/5/11 15:41, Blogger Partido Verde - Resende - RJ said...

Por favor, deletem esse comentários homofóbicos... as famílias do pastor e do Sr. Elias não merecem esse tipo de comentário. Hitler já se foi há tempos, mas parece que deixou alguns seguidores. Socorro!!!

 
At 22/5/11 18:47, Anonymous mariana gomes said...

acho a homenagem muito justa. Elias Atta foi um cidadão apaixonado pela sua cidade e inspira em nós esse mesmo amor.

 
At 3/6/11 13:51, Blogger Partido Verde - Resende - RJ said...

COMUNICADO



Prezados(as),

Na qualidade de amigo e admirador inconteste dessa gente que há tantas décadas contribui para o crescimento harmonioso de nossa cidade e, atendendo a pedido explícito dos familiares, venho, por este comunicar a decisão tomada - em caráter irrevogável - pela família do Sr. ELIAS ATTA de declinar do projeto/ sonho de homenagear seu patriarca e ilustre resendense, com o nome do logradouro público, hoje intitulado Avenida Nova Resende.

A família, sensibilizada com as inúmeras manifestações favoráveis - vindas dos mais diversos segmentos da nossa sociedade - agradece penhoradamente os amigos e simpatizantes que também compartilharam do mesmo sentimento.

Atenciosamente,

Fernando Menandro

Em tempo: finalizo essa comunicação, relembrando a delicadeza de espírito de nosso querido Poeta e fazendo de suas palavras, também as nossas.


SE...

AH! SE EU PUDESSE, NESTE INSTANTE DE SONHO E PRECE,
FAZER DE TODOS OS HOMENS SUAVE E RISONHO MENINO...
DO TRISTONHO CORAÇÃO DO MUNDO, FESTIVO E SONORO SINO...
CRAVAR, NUM GRITO, A BANDEIRA DA PAZ NO CHÃO DO INFINITO.

ELIAS ATTA

 
At 3/10/13 15:04, Blogger marta pereira said...

PARABÉNS DR. ELIAS HALLACK ATTA,

Vagando pela internet encontrei este Blog sobre seu pai, nunca imaginei o que li aqui. Muito bem colocado e pelo visto é generosa e merecida a homenagem a ele em Resende! Grande abraço,
Marta & Soraia (HEMORIO)

 
At 3/10/13 15:06, Blogger marta pereira said...

Realmente, uma pena a familia não aceitar o projeto em homenagem a Elias Atta...

 

Postar um comentário

<< Home