RA completa 13 anos no AR

sábado, 17 de setembro de 2011

Da nova série 'Promessas da presidente'

Do Estadão

Onze meses após Dilma Rousseff ter assumido o compromisso de erradicar o analfabetismo no País em um debate na televisão, a meta saiu de cena.

A declaração da presidente pode ser revista na internet. Data de 26 de setembro de 2010. Em debate com os demais candidatos ao Planalto, dias antes do primeiro turno das eleições, na TV Record, Dilma afirmou:

"Eu quero acabar com o analfabetismo e quero medidas práticas e concretas e não pura e simplesmente que a gente discurse contra ele. Quero de fato, tenho compromisso de fato de acabar com ele."

O objetivo não aparece no Brasil Maior, o plano plurianual com as metas detalhadas do governo até 2015, recentemente enviado pelo governo ao Congresso.

Em seu lugar, o governo se compromete agora a "reduzir a taxa de analfabetismo, especialmente entre as mulheres, a população do campo e afrodescendentes".

O ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que o compromisso do governo, fixado no Plano Nacional de Educação (PNE), é erradicar o analfabetismo até 2020.

Sobre a promessa da presidente (de acabar com o analfabetismo no Brasil durante o seu governo), o ministro afirma que não se lembra dessa declaração, e acrescenta: "Não é tarefa simples, primeiro a pessoa deve querer se alfabetizar."

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home