RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 4 de outubro de 2011

'Conselhos do Brasil à Europa soam hipócritas'

Do Jornal do Brasil

O Financial Times afirma em artigo publicado hoje no blog Beyondbrics que os conselhos do Brasil para a crise econômica europeia soam hipócritas e irreais.

Para o jornal britânico, o alerta da presidente Dilma Rousseff - feito ontem em Bruxelas - sobre o perigo de a União Europeia adotar impostos restritivos são contraditórios. O FT cita o fato de o país estar na 152ª posição do ranking do Banco Mundial justamente por ter uma carga pesada de impostos.

O artigo cita ainda a sugestão do ministro da Fazenda, Guido Mantega, feita no mês passado, de um pacote "excêntrico" dos países Brics para socorrer a zona do euro.

Para o FT, até mesmo os outros países do bloco ficaram surpresos com a proposta do Brasil de socorrer potências como a Itália, que possuí riquezas em serviços e produtos per capita três vezes maiores do que as brasileiras.

O jornal afirma ainda que Dilma, recentemente, falou sobre a necessidade de combater o protecionismo depois de aumentar, em 30 pontos percentuais, o imposto para carros produzidos no exterior.

Além disso, o FT lembra que o Banco Central vem intervindo no mercado de câmbio comprando dólares, razão pela qual o país tem reservas externas "impressionantes".

No entanto, apesar das críticas, o artigo do Financial Times ressalta que o Brasil tem uma excelente estabilidade econômica, um dos mais sólidos sistemas bancários do mundo, uma capacidade enorme para criar políticas de estímulos anticíclicas e uma robusta reserva externa.

"Não há dúvidas de que o Brasil agora sente que tem o direito de distribuir tantos conselhos - apesar de tolos", finaliza o jornal.

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home