RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Brasil concede visto para Yoani Sánchez


Do Estadão

O governo brasileiro concedeu nesta quarta-feira visto de turista para que a dissidente cubana Yoani Sánchez venha ao Brasil para a apresentação do documentário Conexión Cuba-Honduras, do cineasta Dado Galvão, do qual participa.

Yoani - que se tornou conhecida no mundo inteiro através do blog Generación Y - havia pedido o visto em uma carta enviada à presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira. O visto foi liberado, mas não garante a visita de Yoani. Antes, a dissidente precisa da autorização do próprio governo cubano para deixar o país, o que ela não conseguiu até hoje, apesar das 18 tentativas.

A blogueira também pediu, na carta, uma audiência com a presidente durante sua visita a Cuba, que acontece nos próximos dias 30 e 31. A agenda de Dilma durante a visita ainda não está fechada, mas dificilmente ela terá encontros com dissidentes.

Pitaco do RA: Quando o então presidente Lula visitou Cuba pela última vez, em março de 2010, fez uma das declarações mais infelizes de sua carreira política, ao comparar os dissidentes cubanos em greve de fome aos bandidos paulistas: "Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrarem em greve de fome e pedirem liberdade". Isso poucos dias depois da morte do preso político Orlando Zapata Tamayo, que ficou 85 dias sem comer. Será que a Dilma vai, pelo menos, tocar no assunto proibido dos presos políticos cubanos com os irmãos Castro?

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home