Esta entrevista foi realizada em setembro de 2008 para o segundo número do jornal Campos Elíseos, editado por mim, e que, por motivos diversos, acabou não sendo impresso.
A ideia era, a cada número, apresentar um personagem popular no bairro, a exemplo do Coquinho, tradicional vendedor de amendoim (e coquinho) fritos, que foi o entrevistado da primeira edição do jornal.
Com a surpreendente eleição de Barra Mansa para a Câmara de Vereadores de Resende, considero este o momento ideal para publicar, enfim, a sua primeira e única (até agora) entrevista. (Nota: alguns números - como a idade do entrevistado - foram atualizados)
Nome, idade e local de nascimento: Meu nome é Carlos Augusto de Lima, tenho 50 anos e sou resendense.
Razão do apelido "Barra Mansa": Por causa do meu pai, pintor, que era de Barra Mansa.
Família: Sou o mais velho de oito irmãos. Tive mais dois irmãos, já falecidos. Meu pai e minha mãe também já são falecidos.
Estado civil: Sou "amigado" há mais de 30 anos e tenho três filhos.
Residência: Vivi muitos anos na Vila Militar e hoje moro na Cidade Alegria.
Tempo de trabalho: Entrego folhetos nas ruas há quase 30 anos.
Clientes: Tenho cerca de 150 clientes fixos em Resende, mas também trabalho em Itatiaia, Penedo e Volta Redonda, entregando folhetos de lojas de Resende que têm filiais nessas cidades.
Número de folhetos por cliente: A quantidade varia entre 3 mil e 15 mil folhetos. Um lote de 5 mil folhetos, por exemplo, eu entrego em cinco dias, o que dá mil folhetos por dia.
Locais de trabalho: Em Resende, os bairros onde mais entrego folhetos são, além de Campos Elíseos, Manejo, Paraíso, Itapuca e Liberdade.
Horário de trabalho: Começo a trabalhar às oito horas da manhã e volto para casa às 10 da noite.
Quanto cobra pelo trabalho: De R$ 20,00 a R$ 30,00 o milheiro distribuído.
Para quem entrega os folhetos: Geralmente para as pessoas que têm condição...
O que gosta na profissão: Os amigos que tenho em todos os lugares.
O que falta em Resende: Para mim, que trabalho na rua, bebedouros e banheiros públicos.
Dias de folga: Gosto de jogar tranca com os amigos.
Preferência musical: Música sertaneja. Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, Chitãozinho e Xororó...
Time de futebol: Flamengo, mas não sou fanático...
4 Comments:
Excelente entrevista, Otacílio, com essa pessoa simples e maravilhosa, que bem merece ser um representante do povo na nossa Câmara Municipal.
Grande abraço.
Obrigado, Norival!
Uma bela entrevista Otacílio, temas de interesse da população. O meu xará Barra Mansa é um cidadão que sempre lutou honestamente pela sua sobrevivência e de sua família e merece tudo o que está acontecendo de bom com ele. Parabéns pelo sensível trabalho.
PS: E, também pelas maravilhosas imagens fotográficas que ilustra o seu trabalho, obra de arte pura.Ás vezes eu "roubo" uma e uso no meu blog (sem fins lucrativos)rsrs
forte abraço
C@urosa
forte abraço
C@urosa
Sem problema, Carlos Augusto, pode "roubar" minhas imagens à vontade!
Eu também publico aqui no RA muitas fotos que não são minhas (sempre com os devidos créditos) e acho isso perfeitamente normal, desde, é claro, que não envolva transações publicitárias e/ou comerciais.
No mais, muito obrigado pelos elogios ao meu trabalho e um grande abraço pra você também!
Postar um comentário
<< Home