RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 20 de novembro de 2012

BBC elege Senna o maior piloto de todos os tempos


Do UOL Esporte

Desde o começo deste ano, o site da emissora britânica BBC tem listado os 20 maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. A série começou em março, com Jochen Rindt, e teve os brasileiros Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi em 16º e 17º, respectivamente. O especial chegou a fim nesta terça-feira, com o número 1: Ayrton Senna.

O brasileiro tricampeão superou Juan Manuel Fangio, segundo colocado da lista, e Jim Clark, terceiro. Michael Schumacher ficou em quarto, e Alain Prost em quinto. Coube ao redator-chefe de Fórmula 1 da BBC, Andrew Benson, traçar um perfil de Ayrton Senna e justificar a sua escolha como o maior de todos os tempos, sem esquecer de citar os mistérios da personalidade do piloto e a sua intrigante coragem de buscar sempre o limite.

O perfil enumera as principais passagens da carreira do piloto, como quando venceu no Brasil apenas com a sexta marcha. “Provavelmente, nenhum piloto na história da Fórmula 1 se dedicou tanto ao esporte”, diz o texto.

A rivalidade com Alain Prost também ganha destaque, além da batida proposital no Japão que o rendeu o título de 1990, um ano depois de ter se sentido prejudicado por uma decisão do presidente da FIA, Jean-Marie Ballestre, que deu o título ao francês.

“Ele tinha a boa aparência de um herói romântico, um carisma que poderia aquietar qualquer recinto, a eloquência de um poeta e a espiritualidade com a qual milhões puderam se identificar. Seus olhos escuros eram janelas de uma alma complexa e volátil”, resumiu o artigo.

Na lista dos 20 maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos, o atual campeão Sebastian Vettel aparece em 8º lugar, Fernando Alonso em 10º, Lewis Hamilton em 15º e os brasileiros Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi em 16º e 17º lugares, respectivamente.

Para ler a matéria completa, entre aqui.

Para ver a página da BBC, clique aqui.

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home