Livro comemora os 40 anos do Pasquim
Capa do livro comemorativo - Editora Desiderata
Número 1 - 26/6/1969 - Aos amigos, tudo; aos inimigos, justiça
O melhor entre os piores
Apesar dos pesares
E no 1.378.493.758.927.068.º dia Deus fez o Pasquim
Tesoura, sim! Alicate, não!
Um jornal megalomaníaco, modéstia a parte
Um jornal anti-racista: bota o preto no branco
A editora Desiderata acaba de lançar o livro Edição Comemorativa: 40 Anos! de fundação do Pasquim, com uma seleção de capas publicadas e conteúdo inédito, preparado por integrantes da época áurea do jornal. Apresentação de Chico Caruso e textos de Millôr Fernandes, Jaguar e Sérgio Augusto.
Fala aí, Jaguar:
Não foi só a linguagem que a patota do PASQUIM mudou. As capas também. O nosso negócio era ser do contra. Contra a ditadura, contra as capas (não confundir com contracapas) e a linguagem solene dos jornalões no final dos anos 1960.
O PASQUIM trazia as suas chamadas pomposas peladas de Paulinho Garcez & cia. e tirava sarro com os bundões em geral, fardados ou não.
Por exemplo, a capa do primeiro número (dedicado à memória de Sérgio Porto) com a foto fora de foco do Ibrahim – Millôr comenta – foi feita quase na hora de rodar a edição na gráfica, de saudosa memória, do Correio da Manhã.
Havia um requintado projeto gráfico do Carlos Prósperi, fino artista gráfico (do layout sobrou o tipo de letra do título). Mas na hora H tacamos a foto do turco e no resto do espaço enchi com o Sig anunciando os nomes dos colaboradores: Millôr, Serjão Cabral, Fortuna, Ziraldo, Marta Alencar, Sérgio Noronha, Maciel, eu e Don Martin (chupado da Mad).
E mais: um cartum meu (primeiro e único na história do jornaleco), um artigo de Chico Buarque (Porque Sou Tricolor) e a matéria da nossa correspondente no Festival de Cannes, a estonteante Odete Lara. Foi quando Sig se tomou de paixão por ela, sem nunca terem chegado, que eu saiba, à conjunção carnal.
E assim se passaram quarenta anos.
JAGUAR
Para comprar o livro, entre aqui.
Visto primeiro no UOL Entretenimento.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home