RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 6 de setembro de 2005

População de jacarés cresce e assusta brasileiros

O incrível Larry Rohter ataca novamente

O já folclórico correspondente do New York Times no Brasil, Mr. Larry Rother, depois de publicar no jornal mais importante do planeta que o povo brasileiro estava preocupado com as bebedeiras do Lula e que as mulheres brasileiras estavam engordando (ilustrou a matéria com fotos de rechonchudas turistas estrangeiras na praia de Copacabana), foi até o interior do Amazonas para descobrir - e informar ao mundo - que os brasileiros estão ameaçados por milhares de jacarés! Ual, depois dessa, só falta o bombástico coleguinha escrever que no Brasil todos criam cobras dentro de casa e que os deputados chegam a receber um mensalão de 30 mil reais para apoiar o governo na Câmara.

Reproduzo abaixo um pequeno trecho da matéria publicada hoje na Folha:

À noitinha, as águas lentamente ganham vida. Um após outro, os jacarés começam a levantar suas cabeças cascudas acima da superfície. Logo, este canal isolado e arborizado que desemboca no Amazonas está cheio de jacarés de até cinco metros. Seus mergulhos, barulhos e movimentos reverberam por toda a noite.

Já passa das dezenas de milhões número de jacarés como este, de São Raimundo do Jarauá. Apenas uma geração atrás, os crocodilianos brasileiros, primos dos jacarés americanos, foram quase levados à extinção pela demanda de couro e carne, até que o governo proibiu sua caça. Mas os esforços para proteger o jacaré-açú e o jacaretinga (ou jacaré-de-óculos) foram tão bem sucedidos que sua população explodiu e se tornaram pragas e, de acordo com alguns, uma ameaça.

A população ribeirinha reclama que os jacarés devoram seu gado e animais de estimação e estão pedindo o direito de voltar a caçar. Até mesmo crianças pequenas são ocasionalmente atacadas nas margens dos rios, levando jornais e estações de rádio locais a dizerem que as autoridades distantes em Brasília não sabem de nada da dura realidade da vida ribeirinha.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home