RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 11 de outubro de 2005

O sol (quadrado) nasce para todos

Por Nelson Motta

Maluf preso, juíz de futebol ladrão em cana, Severino deposto, Roberto Jefferson cassado, deputados fugindo para a renúncia, empresários poderosos pagando multas milionárias, juízes sendo julgados, um comunista presidindo a Câmara, estamos testemunhando uma seqüência de acontecimentos nunca imaginada, nem nos melhores - ou nos piores - sonhos. Será que o Brasil está melhorando ou é só a Polícia Federal (com a ajuda da tecnologia ) que está mais eficiente? Bem, nem tão eficiente assim, já que foi vítima de um roubo de R$ 2 milhões e vinte quilos de cocaína em sua própria sede, eficientíssimos foram os colegas ladrões.

Desde garoto ouço falar que Maluf era ladrão, mas em certa época cheguei até a acreditar que era só um demagogo populista de direita, roubar seria exagero, afinal ele já era um homem riquíssimo, não queria dinheiro, mas poder, mesmo se roubasse jamais seria pego ... bem, o resto é história.

Desde criança ouço falar de juízes de futebol que são subornados, em muitos anos de redações sempre ouvi o pessoal do Esporte contar histórias de tal juíz que foi comprado por tal cartola, mas nunca nenhum foi denunciado e muito menos preso.

Aos poucos, lentamente, se começa a acreditar que no Brasil o sol (quadrado) nasce para todos. Mas séculos de raiva e ressentimento nos fazem regozijar com essas pequenas tragédias pessoais de quem sempre se achou acima da lei – e de todos nós. É triste a alegria pela desgraça alheia, vibramos como as multidões selvagens que aplaudiam as execuções na guilhotina na Revolução Francesa. Por ódio, vingança, sadismo ou justiça?

Como não há justiça na natureza, nem no cosmos, nem nas religiões, acredito que esta invenção humana, como ação civilizatória, ainda é possível, positiva e operante. Até no Brasil.

Publicado no site Sintonia Fina (link nos Favoritos do RA).

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home