Chávez dará 'resposta' se Bush atacar a Venezuela
da France Presse, em Caracas
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que se o presidente americano George W. Bush atacar a Venezuela ou insistir na criação da Alca (Área Livre Comércio das Américas) durante a cúpula de Mar del Plata terá "uma resposta imediata e contundente" de sua parte.
Em entrevista à rede de TV Telesul, Chávez afirmou que, em uma cúpula anterior, Bush disse que continuaria cooperando com a OEA para que houvesse democracia no Haiti, na Bolívia e na Venezuela.
"Bush citou a Venezuela, eu engoli seco e não disse nada, mas agora, se o presidente Bush disser isso outra vez, vai ter uma resposta imediata de minha parte porque este povo é digno e não vou aceitar que o atropele", disse Chávez.
"Se ele (Bush) vier com esse discurso, com certeza terá de nós uma resposta contundente e um convite ao debate."
Chávez comentou artigos da imprensa em Caracas, segundo os quais a delegação americana teria recomendado que o presidente venezuelano "não desrespeite Bush, que não o interrompa" e disse que algo parecido foi pedido por Washington em 2001, antes da 2ª Cúpula das Américas, no Canadá.
O líder venezuelano contou que o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, o chamou e pediu para vê-lo pessoalmente para lhe comunicar a preocupação de Bush.
Chávez acusa Washington de ter participado do golpe, de ter mantido o apoio a seus opositores e, inclusive, de ter tentado matá-lo, enquanto os Estados Unidos consideram que a Venezuela desestabiliza o continente.
"Eles (EUA) que desestabilizaram este continente durante 200 anos", declarou Chávez durante a entrevista.
Publicado hoje na Folha Online.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home