RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Stephen Frears filmará história de Jean Charles



Da Folha Online

O produtor e diretor britânico Stephen Frears, responsável pelo premiado filme "A Rainha", filmará a história do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto pela polícia londrina, que o confundiu com um terrorista na estação do metrô de Stockwell em 22 de julho de 2005.

A história, de acordo com a produtora Mango Filmes, se concentra nos eventos anteriores à morte de Jean Charles. O produtor do filme, Henrique Goldman, declarou que será uma história "humana", e não um filme político.

O filme analisará o impacto que o assassinato teve na comunidade brasileira de Londres. O projeto havia sido inicialmente oferecido para a BBC, mas a emissora pública recusou a proposta. "A previsão é começar o filme neste verão. Esperamos que as filmagens estejam terminadas para o Festival de Cinema de Berlim do próximo ano", afirma Goldman.

"Jean Charles trouxe um grupo de primos brasileiros a Londres. Ele gostaria de continuar vivendo no Brasil, ainda que estivesse, à época, na Inglaterra. Jean pagou para que os primos viessem. Por isso trouxe o Brasil com ele. Nós falamos com gente que esteve diretamente vinculada à sua vida", disse Goldman.

Para o produtor, o filme, que ainda não tem um título definitivo, "retratará como a vida dos primos de Jean Charles mudou depois destes eventos trágicos". "Creio que todos sabemos algo sobre a história (de Jean Charles), mas poucos sabem quem ele era e quem sofreu com sua morte. É isto que queremos contar no filme", disse, acrescentando que a produção não se focará nos erros da polícia britânica.

"Penso que tratar das ações da polícia britânica é muito chato. A polícia brasileira é muito mais interessante. Neste mesmo ano, a polícia do Brasil matou duas mil pessoas e não teve que pedir perdão. E por isso não me parece que a polícia britânica seja interessante, não importa o quanto eles tenham sido desonestos no caso", concluiu Henrique Goldman.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home