RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Painéis fotográficos contra racismo em Salvador



Do El País, publicado no UOL Mídia Global

É a cidade mais negra do Brasil, segundo as estatísticas: mais de 75% da população de Salvador - 2,6 milhões de habitantes ao todo - são negros ou mulatos. Presente nos romances de Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro, nas canções de Dorival Caymmi ou Carlinhos Brown, no candomblé e na capoeira, foi a primeira capital do país e o primeiro porto de chegada de escravos. Hoje é um dos focos da diáspora africana.

Até 16 de fevereiro, a capital do estado da Bahia, fundada em 1549, recebe a maior exposição ao ar livre de sua história: 1.501 painéis com fotografias de mulheres, crianças e homens afro-descendentes ocupam as fachadas de edifícios no centro e na periferia, espalham-se por praças e avenidas, deixam-se ver na entrada dos centros comerciais. No total, são 9.073 m2 com fotos como as das campanhas publicitárias que, paradoxalmente, costumam mostrar jovens modelos louras ou de pele clara.

O projeto Salvador Negroamor revela a bela face africana de Salvador da Bahia. Ele transforma a cidade em uma sala de exposição para os que não pisaram e jamais pisarão numa galeria de arte. Para tanto, o fotógrafo, publicitário e promotor cultural Sérgio Guerra, 45, retratou cerca de mil pessoas anônimas. Tenta dar destaque aos que não são visíveis e provocar uma reflexão.

"Vejo uma cidade dividida, preconceituosa e muitas vezes racista. O conceito de cidade alta e cidade baixa aqui é literal", explicou no jornal "Correio da Bahia" esse pernambucano, filho de um político perseguido pela ditadura e de uma militante do movimento em defesa dos favelados. Há um abismo social e econômico determinado pela hierarquia de raças: o índice de pobreza é diretamente proporcional à cor da pele. Os níveis mais baixos de educação, os empregos menos atraentes e os piores salários são para os afro-descendentes.

Além dos painéis espalhados por toda a cidade, foi publicado um livro com uma seleção dessas fotos - escolhidas entre mais de 16 mil - e um disco com gravações de filhos ilustres como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Margareth Menezes, Virgínia Rodrigues e Mateus Aleluia. A ONG Salvador Negroamor criou um portal de discussão e informação. Também organiza uma escola para alfabetização de adultos e reforço escolar para filhos dos trabalhadores do mercado de São Joaquim. Essas ações deverão culminar com a criação de um fórum mundial africanista permanente em 2009.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home