RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 7 de junho de 2007

'New York Times' alerta para os perigos do Pan


O estádio João Havelange já está quase pronto (Folha Imagem)

Matéria de Larry Rohter, publicada no UOL Mídia Global

Abrigada entre montanhas verdejantes e um mar azul-celeste, o Rio sem dúvidas é uma cidade deslumbrante para os Jogos Pan-Americanos, e mais de U$ 1,5 bilhão foi investido na preparação da competição, o que inclui o novo estádio João Havelange, para 45.000 pessoas. Mas por mais hospitaleira que a cidade possa ser isso também pode trazer problemas para os visitantes, especialmente no que diz respeito à segurança.

Não é segredo que o Rio é uma cidade assolada pelo crime e bastante violenta, de forma crescente - bandos fortemente armados que controlam os guetos nos morros chamados de favelas tornam-se cada vez mais ousados em seus ataques e ameaças, até mesmo nos bairros mais elitistas da cidade.

As autoridades brasileiras procuraram diminuir as preocupações quanto à segurança e à possibilidade de ação terrorista durante os Jogos com a promessa de patrulhamento intensivo por unidades tanto da polícia quanto das forças armadas. Elas lembram que 1992, quando as Nações Unidas promoveram uma conferência global sobre meio ambiente no Rio, o encontro ocorreu sem incidentes, apesar das previsões de uma onda de criminalidade.

Para os Jogos Pan-Americanos, o Rio contornou a questão de segurança ao planejar a realização de dois terços das provas numa área não muito populosa, distante das regiões mais perigosas da cidade.

Mesmo assim, onde quer que você esteja no Rio vale a pena tomar cuidado e tomar certas precauções básicas quanto à segurança. Não ostente jóias nem câmeras caras ou equipamento de vídeo, principalmente na praia. Para os que não falam o português também é recomendável se locomover em grupos e não sozinho, de preferência na companhia de um guia local ou de um tradutor.

Um cuidado especial deve ser tomado em relação às competições de futebol e atletismo previstas para o estádio João Havelange. As vias de acesso ao estádio despontam como um problema em potencial, especialmente quando as competições terminarem à noite. O estádio fica próximo de uma via - a Linha Amarela - onde freqüentemente ocorrem assaltos e também tiroteios entre a polícia e as gangues, e outras rotas passam por bairros que muitos moradores do Rio preferem evitar à noite.

Share

2 Comments:

At 12/6/07 14:06, Anonymous Anônimo said...

O jornalista não fez mais do que falar a verdade.
Tá certo!

 
At 14/6/07 21:47, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Certíssimo! Aliás, hoje mesmo o Bernardinho (do vôlei) pediu para que os familiares dos seus jogadores assistam aos jogos pela tevê, evitando assim o risco das balas perdidas, assaltos, seqüestros e outras modalidades do PAN da Criminalidade que acontece há décadas no Rio.

 

Postar um comentário

<< Home