RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 14 de março de 2008

Espanhola denuncia maus-tratos a brasileiras

Carta de Goizalde de Eguskiza Bonilla, publicada no jornal El País

Não me surpreende em absoluto o mal-estar de Lula pelos constantes maus-tratos recebidos pelos brasileiros que desembarcam em Barajas. No dia 9 de fevereiro passado tive a oportunidade de comprovar eu mesma essa desagradável situação, quando foi negada a entrada de duas amigas cariocas sem qualquer explicação, mesmo elas tendo cumprido todas as exigências da imigração.

Suponho que ser jovem, brasileira e mulata sejam pontos positivos para querer visitar a Espanha. Mas, durante os dois dias que permaneceram retidas na sala dos não-admitidos, foi impossível falar com elas ou, mesmo, saber notícias, graças à absoluta falta de informações por parte dos funcionários do aeroporto.

Telefones ocupados e respostas contraditórias foi tudo o que conseguimos dos serviços que as autoridades colocam à disposição dos usuários nessas ocasiões. Só consegui falar com elas depois que retornaram ao Rio, e fiquei impressionada com o relato de maus-tratos que minhas amigas receberam no meu país.

Por isso, não me surpreende que os brasileiros tenham decidido "fechar as suas fronteiras" para os espanhóis, da mesma forma que já fizeram, um dia, com os americanos. Espero que Lula e Zapatero solucionem este problema o quanto antes, pois, já que me foi negado o direito de receber em minha casa quem eu quiser, venha de onde vier, espero que não me neguem também a possibilidade de voltar a passear no Rio e desfrutar da maravilhosa hospitalidade do povo brasileiro.

Finalmente, quero também citar um dos principais requisitos para a admissão: 60 euros diários é o valor que os estrangeiros precisam ter para poder entrar na Espanha. Isso significa 1.800 euros para uma estadia de um mês. Se essa é a quantia que nós espanhóis necessitamos para sobreviver, aproveito para propor ao governo que ela seja fixada, então, como salário mínimo base do país. É só uma sugestão...

Traduzido livremente pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home