RA completa 13 anos no AR

sábado, 29 de março de 2008

Ouvindo a verdadeira Billie Holiday



Em postagens recentes, comentei sobre o novo disco da Madeleine Peyroux (destacando a sua enorme semelhança com Billie Holiday) e relembrei os bons tempos da fita-cassete. Muito bem. Hoje resolvi juntar os dois assuntos em um só post. É que o papo sobre fitas-cassete me levou a rever a minha velha coleção, que andava esquecida há tempos. E logo no início da viagem de volta ao passado encontrei uma das minhas melhores aquisições, justamente a que vocês estão vendo aí em cima.

Trata-se de uma seleção de canções populares americanas gravadas por Billie Holiday, em 1956, para o lendário selo Verve. São treze músicas famosas, entre as quais, "Cheek to cheek", "Gone with the wind", "I get a kick out of you" e "Sophisticated Lady". Acompanhando "Lady Day", a nata do jazz clássico, representada por Ben Webster (sax-tenor), Benny Carter (sax-alto e trumpete), Barney Kessel (guitarra) e Jimmy Rowles (piano).

O detalhe é que esta gravação histórica foi relançada, em 1987, apenas em fita-cassete, na coleção "Walkman Jazz", produzida para rivalizar em qualidade sonora com os discos de vinil. Senão vejamos: os registros originais foram remasterizados digitalmente e regravados em fitas de dióxido de cromo com o recurso Dolby. Tudo isso conseguiu eliminar o característico ruído de fundo da fita-cassete, garantindo um som tão perfeito que, mesmo hoje, não fica nada a dever aos registros em CD. Diria até que no quesito "som encorpado", este cassete bate o CD.

E com tanta perfeição sonora, fica ainda mais gostoso ouvir Billie Holiday cantando "I gotta a right to sing the blues". Mesmo porque se a insuperável "Lady Day" não tiver o direito de cantar blues, quem terá? Madeleine Peyroux? Essa é a grande diferença entre as duas: Billie Holiday você ouve e não pensa em mais ninguém, enquanto que Madeleine Peyroux te leva de volta a... Billie Holiday!

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home