RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Brasileiros protestam contra bloqueio de blogs


Do Portal G1

A ordem judicial expedida no final de março que pode resultar no bloqueio do acesso no Brasil a todos os blogs hospedados no portal WordPress gerou protestos na comunidade blogueira.

A ordem tem como objetivo proibir o acesso a um determinado blog do WordPress. A Justiça não informou o nome do blog e a razão da decisão de bloquear a página. Mas, segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet), para que a decisão judicial seja cumprida, os provedores terão de barrar o acesso a todos os sites oferecidos pelo serviço.

O blog Não ao Bloqueio foi criado para protestar contra a possível proibição, e oferece selos que podem ser reproduzidos em outros blogs. Rodrigo Mendes, publicitário de 21 anos, criou o blog para combater "a falta de conhecimento de quem tem o poder nas mãos".

"A única forma de não acontecer o bloqueio é movimentando o pessoal em massa, assim como aconteceu no bloqueio do YouTube", diz Rodrigo.

No início de 2007, um polêmico vídeo causou o bloqueio do YouTube no Brasil – o site ficou inacessível para os brasileiros durante um dia. O arquivo continha imagens picantes da modelo Daniella Cicarelli e seu então namorado, Tato Malzoni, que abriu um processo para proibir a veiculação do conteúdo.

Caso o bloqueio aos blogs seja efetivado, o Não ao Bloqueio também ficará inacessível. Mas Rodrigo acredita que não haverá bloqueios, e que a mobilização dos blogueiros será suficiente para esclarecer a situação.

Matéria editada pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home