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quinta-feira, 9 de abril de 2009

Trem-bala privatizado terá passagem de R$ 120

Do Estadão Online

Mesmo sem ter ainda a certeza da data em que abrirá a concorrência internacional para a construção dos trilhos, túneis e viadutos do Trem de Alta Velocidade (TAV) que deverá ligar o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas, o governo decidiu que vai privatizar a linha.

O Diário Oficial da União de ontem (08/04/2009) publicou decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que ratifica outro, o 6.256, de novembro de 2007, para incluir o trecho entre São Paulo e Campinas do trem-bala no Programa Nacional de Desestatização (PND), o que não estava previsto no decreto anterior.

O primeiro trem-bala brasileiro deverá estar nos trilhos até 2014, antes do início da Copa do Mundo de Futebol. Ao todo, a linha terá 530 quilômetros de trilhos, sendo 130 quilômetros constituídos por túneis e viadutos.

A previsão é de que serão transportados anualmente entre 8 milhões e 10 milhões de passageiros entre São Paulo e Rio. Calcula-se que a passagem ficará em torno de R$ 120.

Trecho do trem-bala no Estado do Rio deve ser o último

Matéria publicada ontem no jornal O Globo informa que pelas condições topográficas - principalmente a Serra das Araras, que demandará a contrução de pontes, viadutos e túneis - o trecho fluminense do trem-bala que ligará o Rio a São Paulo será o último a ser construído. Na cidade do Rio, as obras também deverão ser demoradas, já que incluem uma linha subterrânea entre o Aeroporto Tom Jobim e a Estação da Leopoldina.

Matéria editada pelo RA.

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