RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Trem-bala tem prazo de 6 anos e não visa à Copa


Google Mapa

Do Estadão Online

O projeto de construção do Trem de Alta Velocidade (TAV) não tem por objetivo atender à Copa 2014, afirmou ontem (terça-feira, 3) o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.

Segundo Figueiredo, a ANTT fixou em seis anos, a partir da assinatura do contrato, o prazo máximo para a conclusão de todo o projeto, que visa interligar São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas (interior de SP), embora a modelagem econômico-financeira apresentada para o empreendimento considere cinco anos para o término do projeto.

Figueiredo destacou, no entanto, que na ANTT existe a percepção de que o projeto pode ser feito em três anos, apesar de o governo entender que o máximo tolerável é de seis anos.

"Se colocássemos como condição o término do projeto para a Copa, estaríamos carimbando o vencedor, porque alguns investidores acham que daria tempo de fazer o trem-bala até a Copa, outros não", afirmou Figueiredo, ressaltando que "o projeto não é para a Copa, é para o Brasil". Ele ressaltou, porém, que o vencedor da licitação terá a liberdade de antecipar a conclusão e operação de algum trecho.

O edital e o modelo do contrato serão serão apresentados na semana que vem, através de consulta pública. A expectativa do governo é de que o Tribunal de Contas da União (TCU) libere o projeto "até meados de outubro", informou Figueiredo. A ideia é que a apresentação das propostas dos interessados ocorra em janeiro de 2010, com assinatura dos contratos prevista para acontecer até junho de 2010.

No momento, seis grupos de cinco países (França, Alemanha, Coreia, Japão e Espanha, este último com dois projetos) apresentaram propostas ao governo brasileiro para a construção do trem de alta velocidade. Outros países, como China e Itália, também vêm demonstrando interesse. Ontem, representantes dos cinco países participaram na Fiesp de palestra sobre o TAV brasileiro.

Matéria editada pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home