RA completa 13 anos no AR

sábado, 18 de setembro de 2010

Propina do Tamiflu era paga dentro da Casa Civil


Mama Guerra é empossada por Lula no lugar da ex-guerrilheira Dilma

Da Veja Online

A reportagem de capa de VEJA desta semana traz mais indícios da extensão do balcão de negócios que funcionava dentro da Casa Civil. A revista relata o episódio em que o jovem advogado Vinicius de Oliveira Castro, sócio do filho da ex-ministra Erenice, se surpreendeu ao encontrar 200 mil reais na gaveta de sua mesa de trabalho. "Caraca! Que dinheiro é esse? Isso aqui é meu mesmo?", disse.

De acordo com o texto, o dinheiro era parte de um pagamento da turma responsável pela usina de corrupção que funcionava dentro do Palácio do Planalto. Um colega mais experiente explicou: "É o 'PP' do Tamiflu, é a sua cota. Chegou para todo mundo". 'PP' significa propina no linguajar da repartição. Tamiflu é o medicamento utilizado para tratar da gripe suína.

Dias antes, em 23 de junho, o governo fechara um contrato de 34,7 milhões de reais para compra emergencial da droga. O Ministério da Saúde nega qualquer ingerência da Casa Civil na aquisição de Tamiflu, que já gastou 400 milhões de reais dos cofres públicos.

A história foi revelada a VEJA por um amigo de Vinícius que trabalhava no governo e seu tio, Marco Antonio Oliveira, então diretor de Operações dos Correios. A revista informa que ambos os depoimentos foram gravados. Vinícius relatou ao tio, sem dizer nomes, que outros três funcionários da Casa Civil receberam os pacotes de 200 mil reais.

"Foi um dinheiro para o Palácio. Lá tem muito negócio, é uma coisa", afirmou. Para receber a propina, o ex-assessor da Casa Civil (pediu exoneração na segunda-feira) explicou ao tio que não precisou fazer nada. O pagamento era o 'cala-boca'. "Eu avisei que, se continuasse desse jeito, ia sair algemado do Palácio", lembrou o ex-diretor dos Correios.

Além de ex-funcionário do Planalto, Vinícius foi sócio de Israel Guerra, filho de Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil (teria sido demitida na quinta-feira), numa empresa que intermediava contratos com o governo. A influência de Erenice no alto escalão do governo garantia bons negócios. E, pelos indícios, alcançava o repugnante fato de receber os favores da corrupção dentro do Palácio de Planalto, numa sala ao lado do gabinete da ministra-chefe da Casa Civil.


Editado e publicado no Resende Afora.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home