RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bangu e Campos Elíseos: bairros irmãos no Calçadão


Calçadão de Bangu e seus 'chuveirinhos' (Foto Agência Globo)


Calçadão de Resende, sexta-feira passada

Sempre comparei esses dois calçadões, muito mais pela multidão que trafega por eles diariamente do que pelo calor, sempre muito maior em Bangu, considerado o bairro mais quente da capital mais quente do país.

Em 2002, foram instalados aspersores de água no Calçadão de Bangu para amenizar a temperatura da verdadeira sauna a céu aberto que é aquele pedaço da Cidade Maravilhosa (sim, Bangu faz parte da Cidade Maravilhosa!)

Em Resende, o projeto Urbano Humano não prevê chuveirinhos no Calçadão de Campos Elíseos, mas pretende ampliar a área para facilitar o vai-e-vem de pessoas, impedindo o trânsito de veículos na avenida Albino de Almeida.

Mas se não houver uma ampla cobertura climatizada, todos vão continuar se espremendo debaixo das marquises das lojas, fugindo do sol ou da chuva.

Publicado no Resende Afora.

Share

2 Comments:

At 17/2/11 04:32, Blogger Weber said...

Otacílio, já imaginou o calçadão com a fiação aterrada e sem essa poluição visual toda?
Com relação à retirada do trânsito no local, eu particularmente sou contra. As ruas periféricas se transformariam num caos e pessoas com mobilidade reduzida seriam altamente prejudicadas, entre outros. Além disso, o calçadão tem mais que espaço suficiente para os pedestres.

 
At 18/2/11 13:35, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Grande Weber, eu também acho o formato do Calçadão de Resende ideal. Bastaria reconstruí-lo com materiais de primeira qualidade (piso, iluminação, bancos, etc).

Esta parece ser também a opinião dos comerciantes, que temem uma diminuição nas vendas com o fim da avenida Albino de Almeida.

Grande abraço!

 

Postar um comentário

<< Home