RA completa 13 anos no AR

domingo, 20 de novembro de 2011

Mulheres maravilhosamente nuas e os judeus

Gilberto Dimenstein, na Folha.com

Emocionante a imagem das mulheres israelenses que se deixaram fotografar sem roupa em solidariedade a uma blogueira egípcia que, ao ficar nua em seu blog, está recebendo ameaças (leia aqui).

É um belo símbolo de resistência contra a intolerância e falta de liberdade de expressão. É uma aula de respeito à diversidade.


A blogueira Aliaa Magda Elmahdy

Sou judeu, apoio a existência de Israel, mas sinto-me obrigado a reconhecer que políticas israelenses não ajudaram a construir a paz, dando combustão ao fanatismo árabe. Por trás dessa intolerância, em ambos os lados, está o uso pernicioso da religião - o que se tornou uma praga do ódio.

Ninguém sabe como desconstruir esse círculo vicioso de ódio, alimentando pela suposta interpretação de desígnios divinos.


Mulheres israelenses homenageiam Aliaa (Foto Efe)

A maravilhosa foto circulando agora pela internet levanta a suspeita de que, quem sabe, se as mulheres ganharem cada vez mais poder no Oriente Médio, terão mais inteligência emocional para conseguir a paz.

Não vejo problema na imagem de Arafat num mural do metrô (de São Paulo) que vem provocando protestos da comunidade judaica (leia aqui).


Painel da estação Marechal Deodoro do metrô paulistano (Folhapress)

Esse é daqueles debates em que todos saem perdendo. Projeta uma imagem de intolerância contra a expressão de um artista que usou a figura de alguém que ganhou o Prêmio Nobel da Paz por ter assinado um acordo com Israel.

Gostemos ou não, é muito melhor do que está aí entre lideranças palestinas.

De resto, faz parte da agenda de soluções mundiais encontrar uma solução para que os palestinos tenham direito a seu próprio território e saibam respeitar a existência de Israel.

Gilberto Dimenstein, 54, integra o Conselho Editorial da Folha e vive nos Estados Unidos, onde foi convidado para desenvolver em Harvard projeto de comunicação para a cidadania.

Editado (inclusão de fotos e links) e publicado no Resende Afora.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home