RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Aniversário do RA


No último dia 29 de abril, o Resende Afora completou nove anos de idade e, pela primeira vez, deixei a data passar em branco. Na verdade, sabia que isso aconteceria, mais ano, menos ano, desde que fui seduzido pelos encantos do Facebook.

Tentando justificar a traição, digo a mim mesmo que o trabalho nos blogs é uma tarefa solitária, desgastante e pouco reconhecida; os comentários são raros e o número de visitantes pequeno. No Facebook, ao contrário, publicar qualquer coisa é muito fácil e a resposta dos amigos e seguidores, estejam onde estiverem, é quase sempre imediata e generosa.

Mesmo assim, descontando os últimos meses de inatividade, o Resende Afora teve, ao longo de sua história, bons momentos ao divulgar, em primeira mão, muitas novidades que chegaram a Resende entre 2005 e 2013, como o Shopping PátioMix, a Votorantim, a Nissan, a expansão do Resende Shopping, a construção do Acesso Oeste e, também, o projeto Urbano Humano, que alterou o trânsito e mudou a cara da cidade.

Mas a falta de atualização, como não poderia deixar de ser, acabou provocando a debandada da pequena mas fiel audiência que, a exemplo do dono do estabelecimento, migrou para o Facebook, reduto dos antigos blogueiros.

Constatado o abandono do blog, pensei diversas vezes em desativá-lo, mas, como deletar um trabalho de oito anos sem sentir um grande remorso pela perda de centenas de textos e fotos que hoje são documentos de toda uma época vivida e publicada?

A resposta é que o Resende Afora continuará, apesar da poeira, ativo e aberto à visitação, nem que seja apenas como fonte de consulta de uma história que continua a ser contada no Facebook.

Portanto, antes tarde do que nunca, parabéns ao RA pelos seus nove anos no ar!

Publicado originalmente no Facebook.

Share

1 Comments:

At 29/5/14 22:09, Blogger Fernando Lemos said...

Assim como você, também fui seduzido (apesar da resistência imensa) pelos encantos do Facebook. Aliás, você conseguiu ser mais resistente do que eu em matéria de migração de mídia, pois te procurava no Face e... nada. Também não espanei o velho e muito querido blog, que me deu asas e liberdade para publicar o que bem entendesse. Doesse em quem doesse. E assim como você, pensei em desativar, mas... assim como você... E assim como muitos blogueiros, não conseguimos deixar de amar aquele grande amor. Vez por outra me pego pensando num texto para blogar e... lá vai ele ser lido no FB. Acho que a nossa nova ferramenta tão cedo vai perder o brilho já enevoado dos blogs.
De qualquer forma, acho que continuaremos - de vez em quando - fazendo um afago em nossos fiéis leitores, assinantes do Feed Burner ou não.
Parabéns Otacílio pelo excelente trabalho no seu blog, e tenho certeza, um dia, em futuro distante, os blogs serão pesquisados por historiadores que encontrarão farto material desse início de século e milênio, em forma de textos, fotos e charges por todos nós, blogueiros da gema, publicados, como hoje fazemos buscando o que nos interessa em jornais, revistas e outras fontes que também já tiveram seus dias de glória e importância. É a minha profecia.
E pra variar, adivinha o que vou fazer? Copiar e colar, ali, na próxima aba do navegador, aqui e já, na sua postagem no Facebook.
"Publicado originalmente como 'comentário' no blog Resende Afora".

Fortíssimo Abraço e...

Namastê.

 

Postar um comentário

<< Home