RA completa 13 anos no AR

sábado, 19 de maio de 2007

Fim do suspense: Votorantim vem para Resende

Depois de afirmar ao jornal Valor Econômico, no dia 29 de abril, que a Votorantim ainda não havia escolhido a cidade que receberia a sua nova usina siderúrgica (a segunda do Brasil), Carlos Ermírio de Moraes, presidente do Conselho de Administração da Votorantim Participações, confirmou agora o que todo mundo já sabia: Resende vai mesmo sediar a fábrica de um bilhão de reais. Como o assunto é de suma importância para os que vivem na futura metrópole do Sul fluminense (com as vantagens e desvantagens que costumam acompanhar tão honroso título), nós do RA achamos por bem reproduzir na íntegra o comunicado da assessoria de imprensa da Votorantim, divulgado anteontem, dia 17 de maio:

A Votorantim Metais construirá sua segunda usina siderúrgica no Brasil. Com capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de aços longos por ano, o empreendimento será dividido em duas etapas, de 500 mil toneladas anuais cada, e demandará investimentos de R$ 850 milhões na primeira fase e R$ 150 milhões na segunda. A construção da nova unidade está alinhada à estratégia de crescimento do negócio Aço da empresa, que já possui planta em Barra Mansa (RJ) e acaba de adquirir 52% das ações da segunda maior siderúrgica da Colômbia, a Acerías Paz del Río.

O estudo de viabilidade econômica deste projeto acaba de ser concluído e apontou o município de Resende como o que oferece as melhores condições técnicas para receber a unidade. Além de possuir localização estratégica, próxima dos principais mercados consumidores brasileiros e com infra-estrutura rodoviária e ferroviária adequadas, a escolha de Resende permitirá à Votorantim Metais aproveitar as sinergias existentes com a unidade de Barra Mansa, que está a apenas 50 km de distância de Resende.

A nova siderúrgica da Votorantim Metais receberá o que há de mais moderno para a aciaria e laminação de aço no mundo. “Contemplamos no projeto as mais avançadas tecnologias disponíveis, com objetivo de tornar esta unidade um modelo internacional em sustentabilidade, com eficiência econômica, social e ambiental”, afirma Carlos Ermírio de Moraes, presidente do Conselho de Administração da Votorantim Participações. “O investimento, somado à recente aquisição da Acerías Paz del Río, na Colômbia, amplia o tamanho do negócio aço e faz parte da estratégia de crescimento contínuo do Grupo”, complementa o executivo.

A nova planta utilizará a reciclagem de aço como principal fonte de matéria-prima, contribuindo para a preservação dos recursos naturais. Os produtos fabricados pela unidade serão fio máquina e vergalhões, com qualidade e competitividade compatíveis às melhores do mundo. O cronograma do projeto prevê a entrada em operação da primeira fase, com produção de 500 mil toneladas por ano de laminados, em 2009. A segunda fase, que somará outras 500 mil toneladas – atingindo 1 milhão de toneladas –, dependerá da evolução do mercado.

A nova usina será construída em uma área de 4,3 milhões m² no município de Resende. Durante a construção da nova unidade, serão gerados 2.100 empregos. Para a operação da primeira fase do projeto serão necessárias 650 pessoas, sendo 450 colaboradores diretos e 200 terceiros fixos. A empresa pretende contratar o maior número possível de pessoas na região de influência do projeto. A nova unidade da Votorantim Metais possibilitará ainda a geração de aproximadamente 3.250 postos de trabalho indiretos na cadeia produtiva envolvida diretamente com o projeto.

Enviado por JEO Bruno.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home