RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Bush chama australianos de austríacos


Manifestantes australianos protestam contra a presença de Bush (Foto AFP)

Publicado no UOL Últimas Notícias

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, justificou hoje a sua fama de protagonista de gafes, confundindo o Fórum de Cooperação Econômica (Apec) com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e transformando as tropas australianas em austríacas.

O primeiro tropeço aconteceu pouco após o início do seu discurso a um grupo de líderes empresariais que assistem à cúpula do Apec, em Sydney.

"Agradeço ao senhor primeiro-ministro, pela sua apresentação", disse, referindo-se ao chefe de Governo australiano, John Howard. "Obrigado por ser um excelente anfitrião da cúpula da Opep", acrescentou, provocando as gargalhadas da audiência.

Bush, acostumado a situações como essa, aproveitou para fazer uma brincadeira. "Ele me convidou para ir à cúpula da Opep no próximo ano", comentou.

Mas não terminou por aí. Minutos depois, Bush lembrou a visita de Howard às tropas "austríacas" no Iraque, quando na realidade se referia aos mais de 1.500 soldados australianos postados no país.

Finalizando o festival de gafes, Bush ainda errou a saída após pronunciar o seu discurso. Howard foi em seu auxílio e mostrou a saída correta.

Gafes de George W. Bush

O presidente Bush é famoso por cometer gafes e usar palavras que não existem. Veja abaixo uma lista de algumas delas:

Fevereiro de 2002: "O premiê japonês demonstrou compromisso em atacar a questão da desvalorização" (Bush trocou a palavra deflação por desvalorização e causou pânico nos mercados asiáticos).

Agosto de 2004: "Nossos inimigos são inovadores e engenhosos, e nós também. Eles nunca param de pensar em novas maneiras de prejudicar nossa nação e nosso povo, e nós também não".

Setembro de 2004: "Se Saddam Hussein ainda estivesse no poder o mundo seria um lugar melhor".

Novembro de 2005: "Estava tentando escapar. Claro que não funcionou"; ao tentar abrir uma porta cenográfica na China.

Junho de 2006: "Você vai me fazer uma pergunta usando esses óculos?"; durante coletiva de imprensa, pergunta feita a um repórter com deficiência visual.

Maio de 2007: "O povo americano tem o orgulho de receber Vossa Majestade (a Rainha Elizabeth II) novamente nos EUA, uma nação que a senhora conhece muito bem. Afinal de contas, já jantou com dez presidentes norte-americanos. Ajudou nossa nação a comemorar o bicentenário em 17..., digo, em 1976."

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home