RA completa 13 anos no AR

domingo, 2 de setembro de 2007

Woody Allen faz filme hipnotizante

Por Pedro Butcher (crítico da Folha, em Veneza)

O grande destaque do Festival de Veneza neste domingo foi a pré-estréia mundial do novo longa-metragem de Woody Allen, “Cassandra’s Dream”. Sem contar com o diretor no elenco, o filme marca a volta de Allen ao suspense depois do pequeno “divertissment” de “Scoop – O Grande Furo”. Mas o tom, agora, é ainda mais soturno do que em “Match Point” (o mais bem sucedido entre seus filmes recentes).

Outra vez situado em Londres, “Cassandra’s Dream” traz Ewan McGregor e Colin Farrell como dois irmãos de origem modesta, que acabam cometendo um crime bárbaro em nome da ascensão social. Mas, se em “Match Point” o acaso era determinante para os rumos do protagonista, agora é o destino que está em jogo, numa recriação contemporânea da tragédia grega.

McGregor vive o irmão arrivista, que mente para sua namorada dizendo-se um empresário do ramo hoteleiro. Farrell é um mecânico de automoveis que contrai uma grande dívida em função de seus vícios (pôquer e corridas de cachorro). Os dois precisam ganhar muito dinheiro rapidamente, e a oportunidade surge quando seu tio Howard (esse sim um bem-sucedido empresário do ramo da hotelaria) lhes faz uma proposta indecente.

“Cassandra’s Dream” é muito bem resolvido do ponto de vista do roteiro (apesar do fim um pouco abrupto), mas é, sobretudo, a mais bem filmada das obras recentes de Allen. Com elegância e economia de meios, Allen fez um filme hipnotizante, que conta com uma trilha sonora original, assinada por Philip Glass, que muito contribui para a atmosfera densa.

Na entrevista coletiva do filme, Allen estava cabisbaixo e aparentemente cansado - talvez por ter acabado de rodar, há apenas cinco dias, seu mais novo filme, todo ambientado em Barcelona. Sobre o projeto espanhol, falou: “é uma comédia dramática, com elementos românticos. Uma história de amor com algumas coisas divertidas no meio. Ainda não tenho um título, mas assim que o material tomar uma forma, sei que ele vai aparecer”.

Ewan McGregor contou que filmar com Allen é uma experiência única: “Você precisa estar à altura. Ele filma rápido, em planos únicos, cenas com muito diálogo, sem fazer muita cobertura. Então, você precisa estar preparado. Ele até dá liberdade para improvisar, mas você nao se sente tão bem improvisando quando o texto foi escrito por Woody Allen. As palavras estão muito bem colocadas...”.

Publicado no Ilustrada no Cinema.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home