RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Alerta: 'Friendfeed' rastreia vida de internautas


Do Portal G1

Se você é uma pessoa socialmente ativa na internet, o site FriendFeed pode ser muito útil na hora de gerenciar os mais diversos sites com os quais você interage diariamente: Twitter, Facebook, YouTube, Flickr, Digg, de.li.ci.ous e LinkedIn, para citar alguns.

Isso porque o serviço gratuito, criado por ex-funcionários do Google, reúne em uma única página muitas das informações que você coloca na web - lá se concentram, por exemplo, as frases mais recentes publicadas no seu Twitter, os últimos posts do seu blog, os textos que você quis compartilhar no Google Reader e as músicas que você indicou em sua última visita ao Last.fm.

Por essas características, a página também facilita a bisbilhotice: ela acaba com a necessidade de entrar em vários endereços para saber o que seus amigos estão fazendo na internet. Se aquele colega de classe estiver no FriendFeed, você poderá acompanhar muitos dos seus passos, dados nos mais diferentes cenários virtuais.

Se ele não estiver na página, também é possível cadastrá-lo como “amigo imaginário”, recebendo informações postadas no Flickr e no blog desse contato, mesmo sem sua autorização.

Por todas essas alternativas, o serviço funciona como um alerta para aqueles que se preocupam com a privacidade. Se não quiser tornar públicas informações pessoais, evite divulgá-las na internet e use sempre as ferramentas que limitam o acesso a esses dados. Caso contrário, qualquer usuário do FriendFeed pode acompanhar, mesmo sem seu conhecimento, passo a passo sua navegação na web.

Matéria editada pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home